O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) marcou presença no I Seminário Internacional de Políticas Públicas em Demências, promovido pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, o evento reuniu especialistas, pesquisadoras(es) e profissionais de saúde com o objetivo de promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, destacar a importância da atuação interdisciplinar na formulação e implementação de políticas públicas voltadas às demências, além de discutir parâmetros de cuidado.
O CRP 01/DF foi representado pela conselheira efetiva Iolanda Bezerra dos Santos Brandão (que aparece na foto ao lado da psicóloga Cristina Hoffmann, referência em envelhecimento saudável). Ela participou das discussões sobre os desafios e avanços no enfrentamento das demências no Brasil e no mundo. “Foi possível acompanhar de perto os debates mais atuais sobre o cuidado e os direitos das pessoas com demência, bem como das pessoas encarregadas deste cuidado”, conta Iolanda, “ocasião propícia para absorver conhecimentos técnicos e científicos de referência internacional, além de identificar tendências e desafios para o fortalecimento das políticas públicas nessa área”, completa.
A presença do Conselho reforça o compromisso da Psicologia com a construção de estratégias humanizadas e baseadas em evidências para o cuidado integral, com o fortalecimento das redes de atenção e com a defesa de políticas públicas que garantam dignidade e qualidade de vida a pessoas idosas e com demência.
#DescreviParaVocê: imagem colorida conta com registro fotográfico do evento em questão (no qual aparecem as duas psicólogas mencionadas no texto, em frente a um telão, no auditório da OPAS), com parte do conteúdo textual acima e com a marca gráfica do CRP 01/DF.