O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) realizou, na última sexta-feira (19/9), a cerimônia de posse das 30 conselheiras (os/es) que irão compor seu 18º Plenário até 2028.
Em um auditório lotado, as(os) novas gestoras e integrantes do coletivo eleito “Organizar confluências: lutar por equidade” reafirmaram o compromisso de zelo pela profissão, pela categoria e pela sociedade: “O nosso Plenário nasce do encontro entre diferentes trajetórias que lutam por uma Psicologia viva, ética e comprometida com os territórios, que transborda diversidade e afeto. A gente conflui e acredita que uma Psicologia ética e coerente é também uma Psicologia viva e transformadora”, defendeu a psicóloga Juliana Sangoi em seu primeiro discurso como conselheira presidenta do CRP 01/DF.
Psicólogas(os/es) de diferentes abordagens e campo de atuação, integrantes de outros entes do Sistema Conselhos de Psicologia, parlamentares, representantes de coletivos locais, coordenadores de cursos de Psicologia da região, entre outras pessoas, prestigiaram a solenidade realizada na última semana, ressaltando o importante papel da Psicologia no contexto de crise civilizacional vivido em todo o mundo e dos desafios enfrentados no cenário ético-político no Brasil.
Acompanhando o discurso da representante da Comissão Regional Eleitoral (CRE), Raquel Fernandez, a conselheira do 19º Plenário e presidenta eleita para compor o 20º Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) pelo coletivo “Psicologias em confluência: construir equidade, valorizando profissionais”, Ivani Oliveira, salientou a lição democrática que foi apresentada pela Psicologia nas últimas eleições do Sistema: “Desejo que este seja um espaço de discussão, mas também um espaço de construção de consenso e de caminhos possíveis. Que a gente possa olhar para as nossas divergências e entender que elas são significativas para cada pessoa que é atendida por nós, cada pessoa que enxerga na Psicologia um jeito de conquistar uma vida melhor, mais saudável, e principalmente agora que saúde mental não tem sido um tabu. É um momento em que a gente precisa fazer um esforço para que a Psicologia seja valorizada, e não vista como mercadoria. Que possamos representar muito bem a profissão que a gente escolheu e as pessoas que nos escolheram para estar aqui”, pontuou na ocasião.
A conselheira do 17º Plenário do CRP 01/DF e conselheira vice-presidenta eleita para compor o 20º Plenário do CFP, Thessa Guimarães, destacou o papel estratégico desempenhado atualmente pelo Sistema Conselhos de Psicologia para avanço das pautas de interesse da profissão: “Hoje o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal é muito maior, mais estratégico e muito mais capaz de incidir em nome do direito do povo do Distrito Federal. Esses companheiros que tomam posse hoje fazem muito mais do que orientar e fiscalizar a profissão, mas colocam o CRP a serviço das lutas da classe trabalhadora do Distrito Federal porque compreendemos que a Psicologia tem um papel a desempenhar na emancipação do nosso povo”, observou.
Ex-integrante da Comissão Especial de Raça, Povos Indígenas e Povos Tradicionais do CRP 01/DF e conselheira eleita para compor o 20º Plenário do CFP, a psicóloga indígena Thaynara Sipredi, pertencente ao território Xerente, chamou atenção para maior presença de psicólogas(os/es) indígenas no espaços decisórios da profissão: “Se a gente fala que o Brasil é um país indígena, é de ponta a ponta. Não seria diferente aqui e é muito importante a gente se olhar e se ver nesses espaços. Não é fácil chegar até aqui, sair do nosso território, nos formar e adentrar esse espaço que é o conselho. Quando a gente olha para o lado e vê pessoas tão potentes, fica mais fácil de aguentar o rojão”, observou.
Em um dos momentos mais aplaudidos da solenidade, a conselheira presidenta do 17º Plenário do CRP 01/DF, Márcia Maria da Silva, deixou uma mensagem de apoio ao novo Plenário, ressaltando a responsabilidade do cargo de conselheira(o/e): “Para vocês que estão chegando, apertem os cintos: vocês têm uma autarquia para gerir. Sejam objetivos, aproveitem o tempo, valorizem o trabalho dos servidores, valorizem o trabalho dos seus colegas também e aprendam a ouvir uns aos outros. Vocês vão precisar e são sortudos, pois estão ficando com os melhores de nós. Desejo uma excelente partilha e sigo à disposição. Tenham uma excelente gestão!”, desejou às(os) novas(os) conselheiras(os/es).
Os deputados distritais Gabriel Magno (PT) e Jorge Viana (PSD) agradeceram pelo trabalho desempenhado pela CRP 01/DF na proteção de direitos e sobretudo na proteção de pessoas em sofrimento psíquico no Distrito Federal, colocando seus mandatos à disposição como parceiros de luta da Psicologia. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), por sua vez, expressou sua felicidade, enquanto profissional de Psicologia, pelo papel desempenhado pelo conselho: “Eu tenho muito orgulho da função que o CRP 01/DF e o CFP desenvolvem, pois quantas vezes nós não tivemos a necessidade e pudemos contar com vocês para assegurar que os fenômenos humanos fossem respeitados. E nós dissemos: este é o Conselho Regional de Psicologia e nós temos um compromisso com a existência humana e com uma humanidade que a gente só reconhece na afetividade, a gente só reconhece na diversidade, a gente só reconhece na liberdade.”, concluiu.
#DescreviParaVocê: carrossel de imagens contendo registros fotográficos da solenidade de posse do 18º Plenário do CRP 01/DF e uma chamada para leitura da reportagem completa no site do CRP 01/DF. Na parte inferior, aparece a marca gráfica do conselho profissional.