Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF COMPARTILHA: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DF PASSA A INTEGRAR A REDE DF SEM TORTURA

CRP 01/DF COMPARTILHA: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DF PASSA A INTEGRAR A REDE DF SEM TORTURA


| CRP 01/DF COMPARTILHA |

Conselho Regional de Psicologia DF passa a integrar a Rede DF Sem Tortura

POR INSTITUTO VEREDAS, 03 DE MAIO DE 2023

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) do Distrito Federal (DF) passou a integrar a Rede DF sem Tortura, coletivo formado por organizações de classe profissionais, organizações da sociedade civil, familiares de pessoas privadas de liberdade e pessoas egressas do sistema prisional do DF. O Conselho criou um Grupo de Trabalho (GT) que integrará a rede. A ideia é institucionalizar o compromisso do CRP e apoiar em ações pela eliminação de qualquer forma de violência praticada pelas forças de segurança  pública.

Em reuniões mensais, a rede compartilha ações de prevenção e combate à tortura a partir das denúncias contabilizadas no site DF Sem Tortura. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Veredas em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF e demais organizações, criado para monitorar, divulgar e facilitar o acesso a informações sobre os presídios do DF. As denúncias recebidas são analisadas e anonimizadas antes da publicação, para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas.

Lançado em novembro de 2022, o site já reúne 386 denúncias de torturas e violações de direitos praticadas dentro das unidades penais do DF com pessoas privadas de liberdade, familiares e visitantes. “A rede tem se fortalecido e tivemos um salto significativo no número de denúncias recebidas. Entre outras razões, isso se deu pelo engajamento do grupo nas reuniões, num processo de crescente confiança dos familiares no projeto”, avalia a pesquisadora do Veredas Victória Menin. 

Para Ana da Silva*, que tem um familiar preso no DF, a rede possibilita a troca de experiências e o compartilhamento de informações, além de ser um local de acolhimento por um grupo de pessoas interessadas em garantir os direitos violados de seu familiar.  

“Eu não conhecia ninguém e fui muito bem recebida. Participar desse grupo é um carinho na minha alma, porque a situação é muito difícil e muito constrangedora, somente nós sabemos. Lá somos vistos como somos e não como parentes de bandido. É um canal onde temos voz e lugar de fala e isso nos traz esperança”, afirma Ana ao destacar a possibilidade de manter contato com os demais integrantes da rede via whatsapp e reuniões online.

“Contribuímos para enfrentar o silenciamento que estas pessoas sofrem”, afirma a presidente do CRP/DF, Thessa Guimarães, que ressalta a importância da presença de profissionais de psicologia no sistema prisional e a necessidade de maior aproximação neste complexo campo de atuação. “Participar da Rede DF sem Tortura é ainda uma deliberação do 11º Congresso Nacional de Psicologia, para articular e apoiar demais entidades e movimentos sociais em ações que garantam o combate à tortura”, completa Thessa.

Planejamento Estratégico
A Rede DF sem Tortura não realiza encaminhamentos das denúncias recebidas e, por enquanto, o site dá visibilidade para a situação de violação de direitos que acontece no sistema prisional do DF. Na terça (2/05), o grupo iniciou um planejamento estratégico para definir as próximas ações e forma de atuação do coletivo.

“Queremos criar um sistema de categorização dessas denúncias para a gente compreender quais demandas mais urgentes e direcionar o trabalho da rede a partir das denúncias. Se conseguirmos identificar que muitas denúncias são relacionadas à alimentação, por exemplo, podemos direcionar o trabalho para esta pauta”, completa Victória.  

*Pela segurança de Ana da Silva, garantimos nesta matéria o anonimato da fonte com o nome fictício.

Ascom Veredas
Foto: Jornal Alô Brasília

#DescreviParaVocê : a imagem colorida conta com parte do conteúdo textual acima, além da marca gráfica do Conselho e dos ícones de curtir, comentar, compartilhar e salvar.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>