Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP DF PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA AO PSICÓLOGO MARCUS VINICIUS DE OLIVEIRA

CRP DF PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA AO PSICÓLOGO MARCUS VINICIUS DE OLIVEIRA


Auditório do conselho profissional levará o nome do militante da Reforma Psiquiátrica

Na presença de docentes, estudantes e militantes da saúde mental, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) prestou nessa segunda-feira (23) uma homenagem ao psicólogo Marcus Vinicius de Oliveira, morto no início deste ano na Bahia em episódio que está sob investigação da polícia.

Professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, além de importante papel acadêmico, Marcus Vinicius foi membro da Comissão Nacional de Reforma Psiquiátrica e militante da Saúde Mental no Brasil, integrando o Sistema Conselhos de Psicologia nos âmbitos regional e nacional em diversas gestões e atuando como coordenador do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) entre os anos de 2004 e 2007.

"Tive o prazer de conhecer o Marcus em 2013 e não poderia deixar de lembrar o envolvimento que ele teve até o final de sua trajetória com as diversas questões ligadas ao seu trabalho como psicólogo, como o direito à terra", destacou o coordenador de Relações Institucionais da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Gabriel Elias.

Representando o Instituto Silvia Lane - Psicologia e Compromisso Social, do qual Marcus Vinicius fazia parte e que fez a doação das placas para o auditório, a psicóloga Elisa Zaneratto ressaltou a figura emblemática representada pelo psicólogo no contexto da luta antimanicomial. "Marcus Vinicius vinha pautando a Psicologia no sentido da descolonização de nossas teorias, pensando sobre o que nos constitui como povo latinoamericano e que referências trazemos desse lugar", destacou. "Que este auditório que, a partir de agora, leva o seu nome, possa ser usado para potencializar as lutas que a nossa sociedade tanto necessita", completou.

Na solenidade, foram exibidos dois vídeos produzidos pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia e foi lida uma carta escrita por uma das filhas do psicólogo, na qual ela destaca as contribuições e os aprendizados deixados pelo pai. Estiveram presentes na solenidade Mariana Veras, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e Giulianna Remor, conselheira do CRP SC.

[gallery ids="2575,2576,2577,2578,2579,2580,2581,2582,2583,2584,2585,2586,2587"]



<< Ver Anterior Ver Próximo >>