Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA DISCUTE LUGAR DA AUTONOMIA DO SUJEITO NO ESTADO DE DIREITO

PSICOLOGIA DISCUTE LUGAR DA AUTONOMIA DO SUJEITO NO ESTADO DE DIREITO











Debate abordou processos de patologização, medicalização e criminalização na saúde mental

Como parte da programação da Semana da Luta Antimanicomial 2016, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) promoveu nessa segunda-feira (23) o debate "Não à Patologização, Medicalização, Criminalização na Saúde Mental - Pela Autonomia do Sujeito".

Na oportunidade, o coordenador de Relações Institucionais da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Gabriel Elias, abordou o processo de criminalização dos usuários de entorpecentes no Brasil, trazendo dados sobre o crescimento da população carcerária e provocando os presentes a pensar sobre os resultados da política de drogas em implementação no País. "Penso que seja importante avaliar em que medida a criminalização dos usuários de drogas no Brasil pode estar afastando essas pessoas da possibilidade de tratamento da dependência química", indagou.

A psicóloga e conselheira regional de São Paulo, Elisa Zaneratto, destacou o papel da militância do DF na ocupação do Ministério da Saúde após a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho para a Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Governo Federal, medida questionada por segmentos sociais diante da trajetória do médico em instituições manicomiais.

Professora do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP, Zaneratto expôs preocupação com o financiamento de instituições privadas a partir de recursos públicos e ressaltou a complexidade das pautas levantadas pelo movimento antimanicomial. "A luta antimanicomial não é somente uma reivindicação restrita à política de saúde, mas aponta para uma articulação necessariamente intersetorial", pontuou, observando a relevância da atenção às diversas redes e serviços voltados à reconstituição do laço social dos sujeitos.

Sua fala foi acompanhada pela conselheira regional do DF e professora da Universidade de Brasília, Tatiana Lionço, que ressaltou o esforço do movimento antimanicomial pela garantia de direitos. "Discutir autonomia do sujeito é discutir a retomada das relações. É isso que permite a nossa existência social como entendemos hoje", observou.

O debate foi mediado pela conselheira regional do DF, Luiza Pereira, e contou ainda com a presença do conselheiro regional Edmar Carrusca e das conselheiras Ingrid Quintão, Márcia Maria da Silva e Cynthia Ciarallo.

[gallery ids="2569,2568,2567,2566,2565,2564,2563,2562"]



<< Ver Anterior Ver Próximo >>