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COMISSÃO ESPECIAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

COMISSÃO ESPECIAL DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO


A Comissão Especial de Psicologia e Educação do Conselho Regional de Psicologia do DF (CRP 01/DF) busca articular e apoiar ações de orientação, formação e fiscalização, em parceria com as demais comissões e coordenação do Conselho, no que tange à Psicologia em sua relação com o campo educativo. 
 
Partimos da defesa de que a Psicologia escolar e educacional seja pautada pelo compromisso com a luta por uma educação democrática, laica, inclusiva, de qualidade, que garanta os direitos de cidadania aos estudantes e profissionais dos diferentes espaços educativos. Uma Psicologia Crítica que contribua para a efetivação dos direitos humanos, como bem pontua nosso Código de Ética Profissional. Compreendemos que isso só é possível com a participação do coletivo de todos os atores envolvidos.
 
“À Psicologia Escolar e Educacional almejamos um projeto educacional que vise a coletivizar práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho do professor e constitua relações escolares democráticas, que enfrente os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes; que lute por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos e todas, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e estigmatização social.” (CFP, Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica, p. 26)
 
É a partir desse compromisso ético-político que enquanto Comissão objetivamos: 
  • garantir uma ação contínua e eficaz da Comissão, com encontros mensais, além de ampliar momentos coletivos de troca e construção como reuniões abertas, encontros regionalizados, oficinas, etc.;
  • promover ações que contribuam para a formação de estudantes e profissionais de Psicologia que atuam na educação em uma perspectiva crítica;
  • ampliar parceria com as Redes de Ensino, em especial a SEDF, como forma de contribuir para uma atuação ético-crítico das/os psicólogas/os escolares;
  • conhecer a atuação da/o psicóloga/o escolar no DF, para traçar um perfil dessas e desses profissionais, subsidiando ações formativas, de orientação, de valorização do trabalho.

Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica (clique nas imagens para mais informações):

Clique aqui para fazer o download da publicação em formato pdf

Conheça algumas ações da Comissão (clique nos títulos ou nas imagens para mais informações):

 

Articulação para regulamentar no Distrito Federal a Lei nº 13.935/19, que dispõe sobre serviços de Psicologia e Serviço Social nas escolas


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