Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


ESPAÇO CPOT: O QUE É FADIGA POR COMPAIXÃO?

ESPAÇO CPOT: O QUE É FADIGA POR COMPAIXÃO?


Saiba mais

A partir deste mês, a Comissão Especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) do CRP 01/DF traz temas de interesse da Psicologia neste campo de atuação para compartilhamento e reflexão de profissionais e sociedade nas redes digitais do Conselho.

Você também pode sugerir assuntos para serem abordados pela CPOT, enviando um e-mail para comunicacao@crp-01.org.br

Nestas primeiras contribuições, a CPOT aborda o tema “Fadiga por compaixão”. Saiba mais aqui:

Fadiga por compaixão - o que é?

O fenômeno fadiga por compaixão (FC) pode ser definido como um estado de exaustão que inclui as esferas biológica, psicológica e social e que afeta a qualidade de vida da pessoa que lida com o sofrimento alheio.

Tal exaustão seria o resultado de uma exposição à vivência de sofrimento alheio e compaixão sentida nesse processo. O fenômeno ocorre de forma repentina, sem aviso prévio.

Diferentemente de outros processos de adoecimento, esse fenômeno apresenta outro lado da moeda: a satisfação por compaixão. Falaremos sobre isso em outro post. 

Referência: LAGO, Kennyston. Fadiga por compaixão: o sofrimento dos profissionais de saúde. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

#DescreviParaVocê: card predominantemente na cor vermelha. No plano de fundo, pode-se observar o termo “fadiga por compaixão” sendo repetido várias vezes, em tons mais claros. Aparece uma breve chamada para o texto, a marca gráfica do CRP 01/DF e ícones de curtir, comentar, compartilhar e salvar.


Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>