Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA E LUTA ANTIMANICOMIAL: SOCIEDADE CIVIL DO DISTRITO FEDERAL INICIA MOBILIZAÇÃO PARA A V CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL, QUE DEVE OCORRER EM MAIO DESTE ANO

PSICOLOGIA E LUTA ANTIMANICOMIAL: SOCIEDADE CIVIL DO DISTRITO FEDERAL INICIA MOBILIZAÇÃO PARA A V CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL, QUE DEVE OCORRER EM MAIO DESTE ANO


CRP 01/DF é um dos parceiros na luta contra retrocessos nas políticas de saúde e em defesa do fortalecimento da rede pública para efetivação da Reforma Psiquiátrica brasileira

Cerca de 50 pessoas, entre profissionais, usuários da Rede de Atenção Psicossocial e representantes de coletivos do Distrito Federal participaram, na manhã do último sábado (22), de uma reunião ampliada para construção de conferências livres preparatórias, no próximo mês de fevereiro, para a V Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que deve ocorrer entre 17 e 20 de maio de 2022, em Brasília.

Na oportunidade, foi apresentado o Manifesto de Coletivos em Prol da Luta Antimanicomial do Distrito Federal, definida metodologia para o acolhimento de assinaturas e dialogadas outras importantes pautas para o aquecimento da mobilização. 

Pessoas e entidades presentes destacaram a relevância de construir estratégias para garantir a transversalidade dos recortes de gênero e raça nos espaços de debate e partilharam preocupações sobre formas de dialogar com a sociedade e profissionais de saúde sobre o caminho necessário para efetivar a Reforma Psiquiátrica no atual contexto de retrocesso no país. 

Representando o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), o conselheiro Rafael Gonçalves ressaltou a importância da articulação: "Muito valioso esse momento de mobilização para a Conferência de Saúde Mental, pois é preciso fazer valer a Reforma Psiquiatra brasileira, que nesse momento anda para trás! É nosso compromisso, enquanto profissionais de Psicologia, lutar pelo cuidado em liberdade e nos territórios", defendeu.

A próxima atividade do movimento ocorre, mais um vez, com o apoio do CRP 01/DF, que realizará transmissão ao vivo em suas redes sociais, na próxima sexta-feira (28), a partir das 10h. Coletivos interessados em conhecer e assinar o manifesto devem enviar e-mail até esta segunda-feira, dia 24 de janeiro, às 18h, para o Movimento Pró-Saúde Mental do DF, em mprosmdf@gmail.com.

Dentre as instituições presentes, participaram também a ONG Inverso, o Observatório de Políticas de Atenção à Saúde Mental do Distrito Federal (OBSAM/NESP/CEAM/UnB), o Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal (CRESS/DF) e o coletivo Utopia Viva.

Destacamos que as Conferências Nacionais de Saúde Mental são importante ferramenta de controle social, e contribuem para as políticas públicas de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas, direcionando as ações de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. A última CNSM foi realizada em 2010, fazendo deste período o maior intervalo sem a realização de conferências de âmbito nacional, desde a sua implementação.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>