Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


APOIO: CRP 01/DF PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA MENSTRUAL DAS MULHERES DE AXÉ DO BRASIL NO DF

APOIO: CRP 01/DF PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA MENSTRUAL DAS MULHERES DE AXÉ DO BRASIL NO DF


Conselho, Defensoria Pública do DF, Mulheres de Axé do Brasil e outras organizações se reuniram em cerimônia com entrega simbólica de absorventes, apresentações candomblecistas e posicionamentos políticos

 

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), um dos apoiadores da Campanha de Combate à Violência Menstrual das Mulheres de Axé do Brasil no Distrito Federal (MAB/DF), compôs a mesa da cerimônia de seu lançamento, ocorrido na noite desta quinta-feira (16), na sede da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), ao lado outras representantes de entidades parceiras à ação. A campanha arrecadou e seguirá arrecadando e dando destinação a milhares de produtos menstruais.

 

As falas chamaram a atenção para a realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade que não têm condições de comprar produtos de higiene pessoal específicos para o período menstrual. A Campanha combater a violência menstrual do Brasil, onde, segundo dados da ONU, uma entre quatro meninas deixa de ir à escola por falta de itens menstruais. Para isso, foram arrecadados absorventes íntimos e entregues, na ocasião, a instituições parceiras da campanha.

 

“Essa campanha ataca transversalmente problemas de classe, gênero e raça da nossa sociedade, porque, ao cuidar da menstruação de mulheres encarceradas, mulheres em situação de rua, meninas internas no socioeducativo, estamos acessando a base social que tem seus direitos mais violados”, pontuou Thessa Guimarães, conselheira presidenta do CRP 01/DF e membra da Comissão Especial de Psicologia, Raça e Povos Tradicionais da autarquia. Ela agradeceu o empenho de sua vice-presidenta, a conselheira Carolina Saraiva, em possibilitar a parceria com as Mulheres de Axé do Brasil no DF e pelo trabalho na coordenação da referida Comissão.

 

Além do CRP 01/DF, da DPDF e da MAB/DF, idealizadora da ação, a campanha conta com o apoio de diversas entidades, como Ilê Asè T'ojú Labá; Aldeia Pai Joaquim da Almas Santas Benditas; Associação Humanizando Presídios; Casa Akotirene; Rosas pela Democracia e Rede Solidária Entre Nós.

 

Compuseram a mesa da solenidade a Defensora Publica do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, Rita de Castro; a Diretora Nacional das Mulheres de Axé do Brasil, Ìyálórìsá Zelita de Iemanjá; a conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, Thessa Guimarães, a deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF); a coordenadora da Campanha de Combate à Violência Menstrual das Mulheres de Axé do Brasil no DF, Vondunsi-hê Ana Rosa Silva; a coordenadora geral das Mulheres de Axé do Brasil, Iyalaxé Juçara Lopes e a coordenadora regional das Mulheres de Axé do Brasil no Distrito Federal, Iyalorisá Dora de Oyá.

 

As apresentações musicais candomblecistas ficaram por conta das próprias Mulheres de Axé do Brasil no DF e do grupo Afoxé Ogum Pá, que convidou o público a também dançar ao final.

 

A cerimônia de lançamento da Campanha teve transmissão on-line ao vivo pelos canais das instituições e está disponível no canal do CRP 01/DF no YouTube (https://youtu.be/RowDu2cn3lo), com tradução simultânea em libras. Além disso, o evento foi realizado seguindo todos os protocolos de segurança referentes à pandemia da COVID-19.

 

#DESCREVIPARAVOCÊ: as dez imagens são fotografias coloridas que mostram momentos do evento de que trata a matéria acima (mesa, público, apresentações…), todas elas feiras pela ASCOM do CRP 01/DF.

 

 


Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>