Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PARTICIPE DA CAMPANHA #PSICOLOGIAANTIRRACISTA

PARTICIPE DA CAMPANHA #PSICOLOGIAANTIRRACISTA


Uma realização da Comissão Especial de Raça e Povos Tradicionais do CRP 01/DF >>> Para ver a lista completa de notícias, clique no botão "VER TODOS"

A Comissão Especial de Raça e Povos Tradicionais do CRP 01/DF vem, por meio da campanha "Psicologia antirracista", convocar a categoria de psicólogas e psicólogos para que possamos nos mobilizar e romper o silenciamento frente ao racismo, principalmente no que se refere aos últimos assassinatos e consequentes levantes no Brasil e no mundo.
 
O nosso compromisso ético-político é o de construir uma Psicologia efetivamente democrática. Não podemos nos omitir em relação ao racismo e às questões raciais; pelo contrário, é dever da Psicologia combater intolerâncias, violências e opressões de toda espécie. Tal compromisso precisa ser assumido por todas(os) as psicólogas(os) pertencentes a diferentes grupos raciais. A luta antirracista é de negros e negras, mas também de brancos e brancas, pardos e pardas, pois o racismo estrutural é uma lógica sistêmica de classificação de seres humanos segundo sua raça, uma lógica que abrange a todas e todos nós.
 
A campanha #psicologiaantirracista segue os princípios éticos da profissão, que tem como base os Direitos Humanos, assim como a resolução CFP nº018/2002 que versa sobre nossa atuação frente ao combate ao racismo e a discriminação racial.
 
No contexto histórico, político e ideológico em vigor dos direitos humanos, enquanto ciência e profissão, a Psicologia sempre teve um papel decisivo para a luta por igualdade étnico-racial. Nós honramos esta história e segue nos cabendo, enquanto psicólogas e psicólogos, transformar continuamente nossa prática e o conhecimento que produzimos rumo à consolidação de uma Psicologia antirracista e de uma sociedade em que a lógica de classificação de pessoas segundo a raça será abolida.
 
“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”. Angela Davis

Participe! Mude a sua foto de perfil no Facebook pelo link a seguir: https://twibbon.com/support/psicologiaantirracista.
 
Veja outros materiais da campanha, clicando aqui.
 
#DescreviParaVocê: A imagem conta com um fundo preto, manchetes de jornal e a frase na cor amarela: “Para a Psicologia, vidas negras importam!”. Também consta a hashtag e marca da campanha #psicologiaantirracista.

<< Ver Anterior Ver Próximo >>