Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF PROMOVE NOITE DE LANÇAMENTO DE LIVRO E ATIVIDADES CULTURAIS

CRP 01/DF PROMOVE NOITE DE LANÇAMENTO DE LIVRO E ATIVIDADES CULTURAIS


Além do coquetel de lançamento da publicação Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs, o CRP 01/DF celebrou a posse do XVI Plenário com samba e chorinho

 

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal realizou, na noite deste sábado (7), a solenidade de lançamento do livro Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs, organizado pelas Comissões de Direitos Humanos do Conselho Federal e do Conselho Regional de Psicologia. Também foi servido um coquetel com apresentações culturais de poesia, samba e chorinho, em celebração à recente posse do atual plenário do CRP 01/DF, eleito democraticamente em agosto deste ano.

O livro apresenta uma pesquisa envolvendo entrevistas a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTIs) que retratam sofrimento ético-político e processos de resistência decorrentes de diversas formas de violências e verdadeiras tentativas de aniquilamento simbólico de identidades LGBTIs. “Os relatos são fortes, são impactantes”, considera o coordenador da Comissão Especial LGBTI do CRP 01/DF, Thiago Magalhães. “É um livro extremamente atual e também uma denúncia - uma estratégia que encontramos, através do Conselho Federal de Psicologia, juntamente com os Regionais, para denunciar essas questões”, destaca o psicólogo.


Além de Thiago, também compuseram a mesa Andréa Esmeraldo (conselheira do CFP), Maria Orlene Daré (membra da Comissão de Direitos Humanos do CFP), Ariadne Ribeiro (assessora de apoio comunitário do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS – UNAIDS), Ruth Venceremos (representante do Distrito Drag), Melissa Navarro (diretora do Cuturno de Vênus), Andrey Lemos (presidente da União Nacinal de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – UNALGBT) e Thessa Guimarães (conselheira presidenta do CRP 01/DF), que relembrou a importância das recentes vitórias da Psicologia no Legislativo Federal: “Recentemente tivemos duas importantes conquistas: a aprovação do projeto que garante psicólogas, psicólogos e assistentes sociais na rede pública de ensin; e depois a derrubada do veto presidencial a tal projeto, graças à mobilização que reuniu esforços de conselheiras, conselheiros, funcionários, técnicos do CRP 01/DF, além de representantes de Conselhos Regionais de Psicologia de todo o Brasil e do Conselho Federal de Psicologia, entre tantas e tantos que vêm se dedicando à defesa do Sistema Conselhos de forma geral e da categoria psi”. A conselheira presidenta também destacou alguns desafios no próximo ano de gestão. “Temos o desafio da resistência à PEC 108/2019, que pretende desarticular os Conselhos de classe, tornando facultativa a inscrição de profissionais em seus conselhos. Além de estrangular os conselhos de classe através da drenagem de recursos, esta PEC terá como consequência a interrupção da orientação e da fiscalização das profissões, trazendo caos para a rede pública de saúde, para a justiça e para diversos setores onde profissionais prestam serviço ou estão empregadas e empregados", destaca Thessa, "sabemos que esta é mais uma tentativa do necroestado de desarticular a sociedade civil organizada”.

Ruth Venceremos, no Distrito Drag, fez uma fala inspiradora sobre a potência crítica das instituições: “Devemos trabalhar por dentro do sistema, contra o sistema”. Arlete Sampaio, deputada distrital pelo Partido dos Trabalhadores-PT, frisou as lutas comuns entre esta gestão do Conselho e sua trajetória política, colocando o mandato à disposição. Ariadne Ribeiro, do UNAIDS, selou a primeira parceria entre o CRP 01/DF e a ONU. Além delas, outras e outros presentes puderam manifestar seu apoio às causas LBGTIs e demais lutas de minorias por Direitos Humanos, como Marivaldo Pereira (membro da Comissão de Raça e Povos Tradicionais do CRP 01/DF), Rafael Gonçalves (conselheiro tesoureiro do CRP 01/DF) e Júlia Mara (Cantora, compositora e poetisa). Estiveram presentes ainda à solenidade as conselheiras e conselheiros do CRP 01/DF Carolina Saraiva (vice-presidenta), Lura Machado, Rebeca Potengy, Regina Pedrosa, Artur Mamed, Demétrius França e Romeu Maia.

Confira a galeria de fotos do evento.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>