Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


NOTA DE REPÚDIO: REPORTAGEM DO CORREIO BRAZILIENSE DE DIA DAS CRIANÇAS É ILUSTRADA COM AS FACES DE 27 CRIANÇAS, TODAS BRANCAS

NOTA DE REPÚDIO: REPORTAGEM DO CORREIO BRAZILIENSE DE DIA DAS CRIANÇAS É ILUSTRADA COM AS FACES DE 27 CRIANÇAS, TODAS BRANCAS


CRP 01/DF e sua Comissão de Raça e Povos Tradicionais registram sua indignação em relação à matéria “Eles são o futuro do Brasil”, da edição do jornal Correio Braziliense do dia 12 de outubro, em homenagem ao dia das crianças.


Esta imagem veicula uma mensagem racista, pautada em um racismo estrutural que diariamente enseja a invisibilização da população negra. Note-se que a população brasileira é em sua maioria negra (55,8%, segundo a PNAD 2018). Também negra é a maioria da população da região Centro-Oeste (62,7%: PNAD 2018) e a maioria da população brasiliense (67,3%, segundo a Codeplan).

Comunicar a mensagem de que o futuro pertence à infância branca presta serviço a que? Ao ideal colonial de embranquecimento? À anuência à exclusão, criminalização e consequente genocídio da juventude negra? Não precisaríamos da infeliz imagem do Correio para observar que a infância negra é, na maior parte dos casos, condenada a não ter futuro no Brasil. A mensagem de que o futuro é das crianças brancas acaba sendo uma verdade no país que alija, prende ou mata as negras antes de se tornarem Marielles.

O CRP01 repudia a matéria do jornal e pensa que a mídia, no Estado Democrático de Direito, deve combater o racismo que estrutura nossa sociedade. Embora o jornal tenha vindo a público se retratar, também esta nota evidencia a naturalização à inferiorização da luta do povo negro. Mais útil seria veicular matéria, com igual destaque, sobre estratégias de luta contra o racismo desenvolvidas por organizações da sociedade civil vinculadas à população negra.

O CRP01 se solidariza aos movimentos da luta antirracista em mais um atentado da mídia corporativa contra a memória e a resistência negras. Da mesma forma, divulga documentos técnicos de orientação para atuação de profissionais: a resolução nº18/2002 (disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2002/12/resolucao2002_18.PDF) e também a referência técnica sobre o tema “Relações Raciais” (disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2002/12/resolucao2002_18.PDF).

Ágatha Félix, presente!



<< Ver Anterior Ver Próximo >>