| CRP 01/DF ORIENTA |
Piso salarial e valores de honorários para profissionais de Psicologia
A Psicologia ainda não possui um piso salarial definido em lei. Há, no entanto, uma orientação do Sistema Conselhos de Psicologia para que seja observada a Tabela de Referência Nacional de Honorários.
O CRP 01/DF tem participado de audiências com diversos atores e mobilizado o Congresso Nacional para o devido reconhecimento do trabalho exercido por profissionais de Psicologia, assim como ocorre com a Ideia Legislativa nº 203409, que propõe a criação de um piso nacional para os repasses em atendimentos por planos de saúde.
Precisamos da participação ativa da categoria conosco em todas essas agendas e ressaltamos que as cobranças por serviços de Psicologia devem estar de acordo com diretrizes éticas da profissão, devem ser feitas de forma respeitosa e sempre dentro da legalidade.
Tabela de Referência Nacional de Honorários
A Tabela de Referência Nacional de Honorários é elaborada pelo DIEESE e disponibilizada pela Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A última atualização da tabela entrou em vigor em 1º de julho de 2025 e pode ser conferida no site do Conselho ou pelo link: https://shre.ink/osBW
O CRP 01/DF ressalta que não existe obrigatoriedade legal para que os preços da tabela sejam cobrados, de forma que devem ser utilizados apenas como parâmetro para a prestação de serviços psicológicos.
Tire dúvidas sobre questões éticas, técnicas ou burocráticas da Psicologia pelo Whatsapp: (61) 3030-1010.
#DescreviParaVocê: além de parte das informações textuais da legenda, as imagens coloridas contam com a marca gráfica do CRP 01/DF e com a ilustração de um capelo sobre o qual há um ícone que remete a finanças.