Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF ORIENTA: CURSOS E PALESTRAS OFERECIDOS POR PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA

CRP 01/DF ORIENTA: CURSOS E PALESTRAS OFERECIDOS POR PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA


| CRP 01/DF ORIENTA |

Cursos e palestras oferecidos por profissionais de Psicologia

A oferta de cursos e palestras por psicólogas(os) é uma prática que não possui regulamentação específica por parte do Sistema Conselhos de Psicologia. Assim, não compete ao CRP 01/DF analisar ou validar a ementa de cursos ou palestras.

O Ministério da Educação (MEC) é a instituição competente para validar/credenciar cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Cursos livres e de capacitação em geral, porém, possuem carga horária baixa e são focados em temas, áreas ou assuntos bastante específicos; a eles cabe a emissão de certificado de participação ou declaração de comparecimento, mas não de diplomas.

Todo e qualquer curso a ser prestado por uma(um) psicóloga(o) deverá ser realizado em conformidade com a técnica e ética profissional. 

Segundo os Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo, a(o) profissional de Psicologia contribui para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão. Ela(e) deve atuar com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico (de conhecimento e de prática), rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

A(o) psicóloga(o) deverá se atentar também a outras normativas existentes sobre a prestação de serviços e disponibilização de cursos, como por exemplo, o disposto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

No que se refere a cursos e palestras abrangendo o uso de métodos e técnicas privativas da Psicologia, a(o) profissional deverá garantir o acesso restrito ao público de psicólogas(os) e/ou estudantes de Psicologia. Conforme dispõe o Código de Ética Profissional do Psicólogo, no art. 18: “o psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas, que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão”.

O CRP 01/DF possui um espaço gratuito em seu site para anúncios e divulgações de cursos voltados à categoria. Para anunciar, é preciso que alguns critérios sejam avaliados previamente pelo Setor de Orientação e Fiscalização. Anuncie em: https://www.crp-01.org.br/page_3883/Quero%20anunciar!

Os cards CRP 01/DF Orienta são publicados periodicamente nos nossos canais de comunicação, dirimindo dúvidas frequentes das/os profissionais. Acesse os cards anteriores neste site > Área da psicóloga > CRP 01/DF orienta.

Se você tem dúvidas sobre questões éticas e técnicas da Psicologia, entre em contato com o Setor de Orientação e Fiscalização do CRP 01/DF: 
cof01@crp-01.org.br
(61) 4042-1718

#DescreviParaVocê: além de parte do conteúdo textual acima, a imagem conta com um fundo com quadrados cinzas, azul e verde. Também é apresentada a marca gráfica do CRP 01/DF e ilustração que remete a uma aula com conteúdo relacionado ao exercício da Psicologia.