Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


GT PSICOLOGIA BILÍNGUE E COMUNIDADE SURDA

GT PSICOLOGIA BILÍNGUE E COMUNIDADE SURDA


Conheça os membros do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia Bilíngue e Comunidade Surda

Saulo Moraes Eminergidio (CRP 01/25379)
Bacharel em Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e estudante de pós-graduação no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Sou uma pessoa surda/oralizada e faço parte da experiência como indivíduo inserido na comunidade surda.

Ana Cecília Ferreira de Amorim (CRP 01/10778)
Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília. Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde, pela Universidade de Brasília, com o tema surdez e biculturalidade: Um estudo sobre o autoconceito a partir das interações surdo-surdo e surdo-ouvinte. Atuou como Psicóloga Clínica Profissional Voluntária no projeto de pesquisa Surdez e sofrimento psíquico: Em busca de um cuidado a partir da pesquisa em uma abordagem psicoeducacional, um estudo preliminar. Formação em cursos de Libras e Libras/Português. Atua como psicoterapeuta, incluindo atendimento a surdos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). É membro integrante da presidência da APADA (Associação de Pais e Amigos do Deficientes Auditivos).

Luma Gaudad Sardinha Carneiro (CRP 01/20243)
Bacharel em Psicologia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e pós-graduada em Teorias Psicanalíticas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Licenciada em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua pela Universidade de Brasília. Em sua monografia abordou o tema “Análise de estratégias linguísticas no atendimento psicoterápico bilíngue Português-Libras”
e participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Ciêntífica (PIBIC) com a pesquisa “Diagnóstico e repercussão nas concepções dos familiares ouvintes com filhos surdos”. Atua como psicóloga clínica de pessoas ouvintes e de pessoas surdas em Libras como também faz parte da Comissão Técnica, como psicóloga esportiva, da Seleção Brasileira de Futsal dos Surdos.

Júlia Salles Menezes (CRP 01/22251)
Psicóloga, bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Neuropsicologia. Pós-graduada em Terapia Cognitivo-comportamental. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília com temática de adaptação de instrumento de avaliação psicológica para surdos que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pós-graduanda em sexualidade humana.


Objetivos do Grupo de Trabalho

  • Construir um espaço de encontro, trocas, defesa e qualificação da atuação de psicólogos(as) inseridos no trabalho com a pessoa surda e a comunidade surda;
  • Aproximar o CRP 01/DF dos(as) psicólogos(as) que trabalham com a pessoa surda e da comunidade surda;
  • Ampliar a acessibilidade da pessoa surda e da comunidade surda aos serviços e informações oferecidos pelo CRP 01/DF;
  • Promover campanhas e eventos de sensibilização sobre saúde mental da pessoa surda e da comunidade surda.
  • Ampliar a discussão ética do profissional de psicologia no trabalho com a comunidade surda.
  • Fornecer subsídios teóricos e técnicos para a orientação e fiscalização profissional nesta área de atuação;
  • Facilitar o diálogo entre a categoria, a família e a sociedade civil surda.


Plano de trabalho para 2023

  •  Ampliar parcerias com Associações e Instituições que oferecem serviços à comunidade surda e aos interessados;
  • Promover ações que contribuam para a formação de estudantes e profissionais de Psicologia interessados pela atuação bilíngue
    (Português/Libras) de forma engajada e crítica;
  • Conhecer a atuação da/o psicóloga/o bilíngue no DF, para traçar um perfil dessas e desses profissionais, a fim de promover orientações, valorização do trabalho, avaliações e fiscalizações quanto à atuação profissional;
  • Elaboração de orientações para atuação de profissionais da psicologia sobre o atendimento à população surda;
  • Produção e divulgação de cartilhas e vídeos informativos sobre Saúde Mental e as especificidades da comunidade surda tanto para a comunidade quanto para os profissionais da saúde.
  • Realização de palestras e rodas de conversa que discutam a atuação do psicólogo na comunidade surda.


Reuniões do Grupo de Trabalho

As reuniões do GT de Psicologia Bilíngue e Comunidade Surda são realizadas quinzenalmente às segundas-feiras, 20h30, na modalidade remota. Entre em contato pelo e-mail gtbilingue@crp-01.org.br