Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


GT PSICOLOGIA BILÍNGUE E COMUNIDADE SURDA

GT PSICOLOGIA BILÍNGUE E COMUNIDADE SURDA


 

Coordenação: Saulo Moraes Eminergidio

Contato: Saulo (61) 9 9934-0697

Colaboradores: Ana Cecília Ferreira de Amorim, Mariana dos Santos Cunha Teles Chaves, Mariany Benvenuto Milani dos Reis, Erivande Bezerra do Nascimento e Anna Gabriela Soares Gregório.

 

Conheça as(os) membras(os) do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia Bilíngue e Comunidade Surda:

Saulo Moraes Eminergidio (CRP 01/25379)
Psicólogo Clínico, Bacharel em Psicologia no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), pós-graduado no Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) e estudante de formação no Instituto de Psicologia Baseada em Evidências. Sou uma pessoa surda/oralizada e faço parte da experiência como indivíduo inserido na comunidade surda.

Ana Cecília Ferreira de Amorim (CRP 01/10778)
Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília. Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde, pela Universidade de Brasília, com o tema surdez e biculturalidade: Um estudo sobre o autoconceito a partir das interações surdo-surdo e surdo-ouvinte. Atuou como Psicóloga Clínica Profissional Voluntária no projeto de pesquisa Surdez e sofrimento psíquico: Em busca de um cuidado a partir da pesquisa em uma abordagem psicoeducacional, um estudo preliminar. Formação em cursos de Libras e Libras/Português. Atua como psicoterapeuta, incluindo atendimento a surdos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). É membro integrante da presidência da APADA (Associação de Pais e Amigos do Deficientes Auditivos).

Mariana dos Santos Cunha Teles Chaves (CRP 01/13643)
Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB; Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson – UNAR; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana; Formada nos cursos de Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) - Tradução e Interpretação (Português / LIBRAS), pelo Instituto Nossa Senhora do Brasil – INOSEB; Atua como Psicóloga Clínica de pessoas ouvintes, e também atende pessoas surdas em LIBRAS e; Atua como Intérprete de Libras em classe mediada, na Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF.

Erivande Bezerra do Nascimento (CRP 01/16680)
Formada pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, facilitadora credenciada do Programa Educacional das Emoções Positivas, formada em terapia de casal e capacitada em Ansiedade na clínica.

Anna Gabriela Soares Gregório
Graduanda em Psicologia pelo CEUB e Saúde Coletiva pela UnB. Com certificado de Inglês, Módulos T2 e T4 pela Wizard e Libras, nível básico, 30h pelo CEUB. Com experiência como assistente de produção, produção de bastidor e social media no grupo percussivo e inclusivo Surdodum.

Anna Gabriela Soares Gregório
Graduanda em Psicologia pelo CEUB e Saúde Coletiva pela UnB. Com certificado de Inglês, Módulos T2 e T4 pela Wizard e Libras, nível básico, 30h pelo CEUB. Com experiência como assistente de produção, produção de bastidor e social media no grupo percussivo e inclusivo Surdodum.

Mariany Benvenuto Milani dos Reis
Graduanda do 6º semestre em Bacharelado em Psicologia pela Anhanguera, possui experiência profissional como agente aeroportuária (120 horas), assistente administrativa (240 horas) e administrativo e recursos humanos (630 horas pela UNBEC). Atualmente, trabalha no CETEFE com uma carga horária de 6 horas diárias, demonstrando dedicação e capacidade de conciliar estudos e trabalho em diversas áreas. Possui interesse em desenvolver sua carreira profissional na área da Psicologia.

 


Objetivos do Grupo de Trabalho

  • Promover um espaço de encontros, articulações e defesa da atuação de psicólogos(as) inseridos no trabalho com a pessoa surda e a comunidade surda a partir da promoção de eventos sobre saúde mental;
  • Ampliar a acessibilidade da pessoa surda e da comunidade surda às informações oferecidas pelo CRP 01/DF;
  • Contribuir para o desenvolvimento de referências técnicas e políticas públicas na área de surdez e Libras. 


Plano de trabalho para 2023

  • Ampliar parcerias com Associações e Instituições que oferecem serviços aos surdos e à comunidade surda;
  • Promover ações que contribuam para a formação de estudantes e profissionais da Psicologia interessados na atuação bilíngue (Português/Libras) de forma engajada e crítica;
  • Identificar psicólogos bilíngues, ou que já prestaram serviços aos surdos e/ou à comunidade surda, para aproximação e articulação profissional;
  • Elaboração de orientações para atuação de profissionais da psicologia sobre o atendimento à população surda;
  • Produção e divulgação de cartilhas e vídeos informativos sobre Saúde Mental e sobre as especificidades da comunidade surda para os profissionais da saúde.


Reuniões do Grupo de Trabalho

As reuniões do GT de Psicologia Bilíngue e Comunidade Surda são realizadas quinzenalmente às segundas-feiras, 20h30, na modalidade remota. Entre em contato pelo e-mail gtbilingue@crp-01.org.br