Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


REFORMA PSIQUIÁTRICA E REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (RAPS) NO DISTRITO FEDERAL

REFORMA PSIQUIÁTRICA E REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (RAPS) NO DISTRITO FEDERAL


Como parte das ações do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, e por ocasião dos 20 anos da Reforma Psiquiátrica no Brasil, a Comissão Especial de Direitos Humanos, Saúde Mental e Políticas Sociais e o Crepop lançam a página eletrônica "Reforma Psiquiátrica e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Distrito Federal", reunindo as principais normativas, manuais, guias, referências de atuação e relação de serviços para profissionais de Psicologia que atuam na região.


V Conferência Nacional de Saúde Mental

Conferência Livre de Saúde Mental do DF (30 de março de 2022)

Vídeo completo (acesse aqui)

Relatório (acesse aqui)

Documentos finais (acesse aqui)

 

 

 

 

 

 

 


Reforma Psiquiátrica

O processo da Reforma Psiquiátrica brasileira teve início em 1987 durante o II Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental, que produziu o Manifesto de Bauru e o lema “Por uma sociedade sem manicômios!”.

Em 2001, após 12 anos de tramitação do projeto de lei no Congresso, é aprovada a Lei nº 10.216/2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica ou Lei Paulo Delgado, deputado do PT-MG que foi autor do projeto de lei. A partir disso, o Estado brasileiro torna-se responsável por assegurar os direitos das pessoas com transtornos mentais e por redirecionar seu modelo assistencial para serviços comunitários de saúde mental.

O Distrito Federal teve sua lei da reforma psiquiátrica aprovada em 1995. A Lei nº 975/1995 prevê no art. 3º, parágrafo 2º que: “Os leitos psiquiátricos em hospitais e clínicas especializados deverão ser extintos num prazo de 4 (quatro) anos a contar da publicação desta Lei”. Mesmo com o pioneirismo da legislação, até hoje permanece em funcionamento no DF o Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo (HPSVP). Em 2018, durante inspeção do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura nesse hospital psiquiátrico, foram detectadas violações de direitos humanos e recomendado o fechamento da instituição. O relatório pode ser acessado aqui

Saúde mental  e Sistema Único de Saúde (SUS)

As Conferências Nacionais de Saúde Mental são importantes dispositivos para garantir a participação comunitária no SUS, conforme a Lei nº 8.142/1990 . A última vez que isso ocorreu foi em 2010, na IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial, cujo relatório pode ser lido aqui. A realização da V Conferência de Saúde Mental está prevista para ocorrer em 2022. Você pode obter mais informações clicando aqui.   

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Quais são os dispositivos de saúde mental de base territorial e comunitária? A RAPS foi instituída pela Portaria nº 3.088/2011 para “pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Ela apresenta diretrizes de funcionamento, objetivos, e componentes, que abrangem desde a Atenção Básica, os CAPS, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção em Regime Residencial, Atenção Hospitalar em Hospitais Gerais, Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial. Para saber mais sobre informações da saúde mental no Brasil, acesse  a última publicação do Ministério da Saúde, de 2015: “Saúde Mental em Dados 12”.

Conforme posicionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, sucessivas portarias do Ministério da Saúde, em especial a Portaria nº 3.588/2017, apontam para um retorno ao modelo ambulatorial, centrado no hospital psiquiátrico.

No Distrito Federal, há 15 CAPS em funcionamento, conforme pode ser visto na Carta de Serviços e na relação de contatos dos CAPS, atualizada em outubro de 2020. Além desses equipamentos, há uma Unidade de Acolhimento Adulta - UAA, vinculada ao CAPS AD III Samambaia. Não há Serviços Residenciais Terapêuticos - SRT até o momento em nossa região.

Referências técnicas para psicólogas (os)

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) possui diversas publicações para atuação de psicólogas/os na RAPS. Clique nos títulos para fazer o download dos documentos:

Publicações do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde disponibiliza uma série de documentos com orientações sobre a RAPS. Clique nos títulos para acessar:

Quer contribuir com mais informações sobre a RAPS do DF? Envie para o e-mail crepop@crp-01.org.br.