Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF PROMOVE DIÁLOGO SOBRE O SISTEMA CONSELHOS A ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

CRP 01/DF PROMOVE DIÁLOGO SOBRE O SISTEMA CONSELHOS A ESTUDANTES DE PSICOLOGIA


CRP 01/DF promove diálogo sobre o Sistema Conselhos a estudantes de Psicologia

Atividade foi conduzida por representantes do CREPOP e da COF

Na manhã de terça-feira (31), realizamos uma palestra na Faculdade Cerrado, promovido pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) e pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP 01/DF. A atividade foi conduzida por Fábia Miranda Campos Guimarães, Sara Meneses e Sara Rocha, com o intuito de apresentar o Sistema Conselhos de Psicologia a estudantes da graduação, além de aproximar o CRP 01/DF das Instituições de Ensino Superior, fortalecendo o diálogo com a formação acadêmica e a futura atuação profissional.

A seguir, confira o relato da atividade, escrito por Sara Meneses, técnica em políticas públicas do nosso CRP:

“A palestra teve como tema “O Sistema Conselhos e sua importância para a profissão de psicólogos”, sendo destinada a estudantes do curso de Psicologia, com o objetivo de promover reflexão acerca do papel do Sistema Conselhos em suas dimensões ética, política e social, bem como sua atuação na defesa da Psicologia enquanto ciência e profissão comprometida com os direitos humanos e as políticas públicas.

A atividade contou com a participação conjunta de representantes do CREPOP e da COF, possibilitando uma abordagem complementar e abrangente sobre o funcionamento e as atribuições do Conselho.

No que se refere à contribuição da COF, a fala foi conduzida pela conselheira Fábia Miranda Campos Guimarães, que abordou temas fundamentais para a formação profissional, tais como os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo, o exercício ilegal da profissão, orientações sobre divulgação em redes sociais com base na Nota Técnica CFP nº 01/2022, cuidados no uso de tecnologias, incluindo inteligência artificial e plataformas digitais, bem como a produção de documentos psicológicos em conformidade com a Resolução CFP nº 06/2019.

Por sua vez, a apresentação do CREPOP teve como objetivo apresentar a estrutura e organização do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, suas principais funções e o espaço do CREPOP no âmbito institucional. Foram discutidos o papel da Psicologia nas políticas públicas, considerando seus aspectos técnicos, éticos e políticos, bem como a atuação do Conselho na defesa da profissão nesse campo.

Também foram abordados o histórico e funcionamento do CREPOP enquanto setor, incluindo as consultas públicas e o ciclo de pesquisa, além da interlocução entre Psicologia, políticas públicas e Instituições de Ensino Superior. Ademais, foi apresentada a I Mostra Nacional de Práticas Profissionais, com o tema “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”, bem como sua organização em nível distrital.

No que se refere às referências técnicas, foi apresentado aos estudantes o que são esses documentos, sua finalidade e seu processo de construção, destacando que se tratam de materiais orientadores produzidos a partir de pesquisas junto à categoria, voltados à qualificação da atuação profissional no âmbito das políticas públicas. Foi esclarecido, ainda, para quem se destinam, sendo direcionados a psicólogas(os) já formadas(os) e atuantes nas políticas públicas.

Durante a atividade, foram distribuídos materiais institucionais à turma, com o intuito de fortalecer o acesso às informações e aproximar os estudantes das ações desenvolvidas pelo Conselho.”

#DescreviParaVocê: As imagens coloridas contam com parte das informações textuais acima, com a marca gráfica do CRP 01/DF e com fotografias do evento.


Foto
Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>