CRP 01/DF NA MÍDIA: Saúde mental de janeiro a janeiro
Conselheiro Rafael Oliveira fala sobre saúde mental no DF1
No último sábado (17), um dos diretores do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, o conselheiro Rafael Oliveira, concedeu uma entrevista ao vivo ao telejornal DF 1 da Rede Globo sobre a importância dos cuidados com a saúde mental no início do ano, período marcado pela formulação de metas e planos para o novo ciclo.
A presença da Psicologia na mídia é essencial, mas sabemos que o tempo de televisão é breve e, por vezes, insuficiente para abordar toda a complexidade que o tema exige.Por isso, utilizamos este canal oficial para complementar a fala transmitida à TV e aprofundar o nosso posicionamento: esta gestão defende que a saúde mental não pode ser um privilégio. Ela deve ser uma política pública de Estado, acessível, universal e gratuita para todas as pessoas, garantida por um Sistema Único de Saúde e por um Sistema Único de Assistência Social fortalecidos e atuantes. Falar de saúde mental exige falar de Dignidade e Justiça Social.
Por isso, entendemos que é necessário ir além da medicalização da vida. Não podemos reduzir questões coletivas, como a vulnerabilidade social e a precarização do trabalho, a transtornos biológicos individuais. O sofrimento psíquico é moldado por determinantes sociais e econômicos, e o tratamento precisa considerar essa realidade.
Nossa defesa também é pelo fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e pelo cuidado em liberdade. Hoje, os dados do DF mostram a 2ª pior cobertura de CAPS do país e um déficit crítico de profissionais.
Mais grave ainda é a pouca oferta de leitos de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) no DF. Essa lacuna impede a desinstitucionalização de pacientes e contraria a lógica antimanicomial que defendemos.
O que reivindicamos de janeiro a janeiro?
- Fortalecimento da RAPS;
- Ampliação da rede de CAPS;
- Implementação imediata das Residências Terapêuticas;
- Concurso público para recomposição das equipes;
- Cuidado no território, com liberdade e autonomia.
Não há promoção de saúde mental sem políticas públicas efetivas.
Confira a entrevista completa no canal do G1 no YouTube: bit.ly/4bD29gw
#DescreviParaVocê:
IMAGEM 1: a imagem colorida com uma captura de tela da referida entrevista, onde se vê o jornalista e o entrevistado, dois homens de terno azul, sentados frente a frente em cadeiras brancas e um monitor entre eles, onde se vê a marca gráfica do DF1 e um discreto mapa do DF. O card conta ainda com a parca gráfica do CRP 01/DF e com o seguinte conteúdo textual: CRP 01/DF na mídia / "Saúde mental não pode ser um privilégio!" / Rafael Oliveira, conselheiro do CRP 01/DF, em entrevista à Rede Globo sobre cuidados psicológicos em janeiro/ link no story: bit.ly/4bD29gw.
IMAGEM 2: a imagem colorida com uma captura de tela da referida entrevista, onde se vê o jornalista e o entrevistado, dois homens de terno azul, sentados frente a frente em cadeiras brancas e um monitor entre eles, onde se vê a marca gráfica do DF1 e um discreto mapa do DF. O card conta ainda com a parca gráfica do CRP 01/DF e com o seguinte conteúdo textual: CRP 01/DF na mídia / "Saúde mental não pode ser um privilégio!" / Posicionamento do 18º plenário do CRP 01/DF, a respeito de cuidados psicológicos em janeiro, tema da entrevista do conselheiro Rafael à Rede Globo. Confira no site. / link na bio.