
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, por meio do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (CIAMP Rua/DF), marcou presença no Seminário Internacional “Pessoas em situação de rua: cuidado integral e direitos já”, realizado na Fiocruz Brasília entre os dias 22 e 23 de outubro. O evento, organizado pelo projeto Trilhas de Cuidado nas Ruas, reuniu representantes de movimentos sociais, conselhos profissionais, universidades, instituições públicas e pessoas em situação de rua para debater políticas de cuidado integral em liberdade.
Durante o encontro, foi entregue ao Ministério da Saúde o “Manifesto em defesa de uma vida mais digna para as pessoas em situação de rua e pela implementação de políticas públicas de cuidados em liberdade”. O Manifesto cobra do Estado brasileiro ações concretas diante das graves violações de direitos dessa população e propõe diretrizes para políticas públicas em áreas como moradia, saúde, alimentação e cuidado em liberdade. Também solicita atenção institucional, inclusão do tema em espaços de deliberação e respostas efetivas às reivindicações apresentadas.
O documento — construído coletivamente por pessoas em situação de rua, pelo coletivo Café com Escuta, pelo Movimento Nacional da População em Situação de Rua, por conselhos profissionais, ONGs e outros segmentos da sociedade civil — foi entregue a Lilian Silva Gonçalves, da Coordenação do Acesso e Equidade (Caeq) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do MS, pelas mãos do Professor Lisboa, que atualmente se encontra em situação de rua.
O CRP 01/DF foi representado pela psicóloga Márcia Maria Caldas, que integra o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (CIAMP Rua/DF) em nome da autarquia. Ela esteve presente no evento representando também a Promotoria da Infância e Juventude (MPDFT) e o Coletivo Café com Escuta, que há anos promove escuta afetiva a pessoas em situação de rua no Setor Comercial Sul.
#DescreviParaVocê: a imagem colorida conta com parte do conteúdo textual acima e com a marca gráfica do CRP 01/DF, além de uma fotografia do auditório cheio durante o evento e também o momento da fala do Professor Lisboa.