Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


HOMENAGEM: CRP 01/DF MARCA PRESENÇA EM SESSÃO SOLENE DA CLDF PELO DIA NACIONAL DA(O) PSICÓLOGA(O/E)

HOMENAGEM: CRP 01/DF MARCA PRESENÇA EM SESSÃO SOLENE DA CLDF PELO DIA NACIONAL DA(O) PSICÓLOGA(O/E)


Conselheira presidenta Márcia Maria da Silva destacou o protagonismo de profissionais de Psicologia na luta pelo bem viver e os desafios enfrentados no exercício profissional da categoria no Brasil

A conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), Márcia Maria da Silva, representou o conselho profissional nessa sexta-feira (5/9) durante a sessão solene da Câmara Legislativa do Distrital Federal (CLDF) em homenagem ao Dia Nacional da(o) Psicóloga, celebrado em 27 de agosto.

Na ocasião, foi destacado o trabalho essencial de profissionais de Psicologia na promoção de saúde mental e bem-estar para a população brasileira, com relevante contribuição ao processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e atuação junto aos movimentos sociais de luta antimanicomial pela efetiva implementação da Reforma Psiquiátrica brasileira.

Os participantes da mesa diretora ressaltaram a necessidade de apoio parlamentar para o devido reconhecimento profissional de psicólogas(os/es) no DF, melhoria das condições de trabalho, sobretudo na relação com planos de saúde, e a obrigatoriedade de inserção de trabalhadores de Psicologia nas escolas e equipes multiprofissionais de atenção básica em saúde.

Junto a outras(os) psicólogas(os/es) presentes, a conselheira presidenta do CRP 01/DF recebeu uma moção de louvor da CLDF pelos serviços prestados à população do Distrito Federal e, diante de um auditório lotado, Márcia Maria da Silva chamou a atenção da categoria para a necesssidade de esforço coletivo contra o modelo violador de direitos que ainda desafia as políticas de saúde mental na região: "Precisamos ampliar cada vez mais a consciência de que os acontecimentos do mundo nos atravessam e produzem subjetividade. Parafraseando o psicólogo Lucas Veiga, o sofrimento psíquico não é da ordem da intimidade, ele é político. É preciso sair da grande noite e, ao raiar de um novo dia, decretar o fim do colonialismo; descolonizar territórios geográficos, descolonizar as famílias, descolonizar as sociedades, descolonizar os locais de trabalho, mas também descolonizar o inconsciente", provocou.

A profissão de psicóloga(o) foi regulamentada no Brasil pela Lei n° 4.119, de 27 de agosto de 1962, sendo a data instituída oficialmente como Dia Nacional da(o) Psicóloga em 2016. A categoria conta atualmente com quase 520 mil psicólogas(os/es) nas diversas regiões do País e cerca de 17 mil no Distrito Federal.

Participaram da solenidade, profissionais de Psicologia atuantes em diversos campos e abordagens, estudantes e docentes de instituições de ensino superior do Distrito Federal, representantes do Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos do Distrito Federal (SindPsiDF), Gerência de Serviços de Psicologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) e Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).

Você pode assistir à gravação da solenidade no vídeo abaixo:  

#DescreviParaVocê: cards coloridos contendo chamada para leitura de nota informativa sobre sessão solene realizada pela CLDF em celebração ao Dia Nacional do Psicólogo. Aparecem registros fotográficos do evento e a marca gráfica do CRP 01/DF.


Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>