Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF COMPARTILHA: CFP ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTO SOBRE ATUAÇÃO PROFISSIONAL NOS ESPAÇOS DE CONTROLE SOCIAL

CRP 01/DF COMPARTILHA: CFP ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTO SOBRE ATUAÇÃO PROFISSIONAL NOS ESPAÇOS DE CONTROLE SOCIAL


Psicólogas e psicólogos podem fazer contribuições à minuta da futura referência técnica até 14 de setembro de 2025, no site do CFP

*Com informações do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está com uma consulta pública aberta para que psicólogas e psicólogos de todo o país possam contribuir com a futura referência técnica sobre a atuação profissional nos espaços de controle social das políticas públicas.

O levantamento será realizado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) até 14 de setembro. Após o término desse período, as contribuições ao texto preliminar serão enviadas à comissão de especialistas, que trabalhará para construção da versão final do documento.

A minuta apresenta diretrizes e orientações para a prática profissional de psicólogas e psicólogos com destaque para o papel da Psicologia nesses espaços. O material também traz a importância e os desafios contemporâneos da atuação psicológica diante das representatividades e participação ativa como dispositivo dialógico e político.

A redação da minuta foi coordenada pelo conselheiro federal Roberto Chateaubriand Domingues, com a colaboração de Alessandra dos Santos Pereira, Cristiane Bens Pegoraro, Josimar Corvalã dos Santos, Luanda do Carmo Queiroga, Mailson Santos Pereira, Natani Evlin Lima Dias e Valber Luiz Farias Sampaio, especialistas no tema do controle social.

“Esta é uma das etapas que antecedem o lançamento de uma referência técnica para orientar profissionais da Psicologia em todo o território nacional e tem como objetivo escutar a categoria para aprimorar o documento, tornando o processo de elaboração mais democrático e participativo”, destaca o conselheiro Roberto Domingues.

Sobre o CREPOP

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Política Pública (CREPOP) integra a experiência prática de psicólogas e psicólogos à revisão da literatura científica, abordando questões por vezes não suficientemente exploradas.

Nos últimos quatro anos, o CREPOP passou por um intenso processo de revisão e publicação de Referências Técnicas, com o número de títulos disponíveis saltando de 13, em 2013, para 26, em 2025. O Centro também organiza o Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, atualmente em sua 12ª edição, um espaço de encontro e compartilhamento de conhecimentos.

As Referências Técnicas são documentos elaborados pelo CFP e pelo CREPOP, com conteúdo técnico, ético e político, que orientam e qualificam a atuação de psicólogas e psicólogos em diversas áreas das políticas públicas. Sua elaboração reflete um processo democrático de escuta da categoria.

Passo a passo da Consulta Pública

Para participar da consulta pública é preciso seguir as seguintes orientações:

Acesse aqui e confira a versão preliminar do texto destinado à consulta pública – acesse aqui o documento.

Em seguida, acesse o link do formulário aqui e faça suas contribuições, considerando cada eixo que organiza a Referência Técnica.

Atente-se ao prazo: a consulta pública ficará disponível até 14 de setembro de 2025. Após o término desse período, as contribuições ao texto preliminar serão enviadas à comissão de especialistas, que trabalhará para a construção da versão final para publicação.

Para mais informações, acesse crepop.cfp.org.br 

Participe!!

#DescreviParaVocê: card com fundo em tons de rosa e roxo, formado por silhuetas de perfis humanos sobrepostas. Texto: Participe. Consulta Pública. Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) nos Espaços de Controle Social. contribuições até 14 de setembro de 2025. Acesse cfp.org.br. Logos do CREPOP, do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais de Psicologia.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>