O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) e a Fiocruz Brasília realizaram, no dia 10 de julho, um encontro com especialistas e pesquisadores para discussão do documento "Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) junto às Pessoas Idosas nas Políticas Públicas", que segue para análise de contribuições da comissão técnica nacional e posterior publicação pelo Sistema Conselhos de Psicologia, prevista para este ano de 2025.
O debate foi mediado pela técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRP 01/DF, Sara Meneses, com a colaboração da estagiária do setor, Sara Rocha, e contou com a participação da conselheira vice-presidenta do CRP 01/DF, Cristina Hoffmann, que destacou na ocasião a atuação protagonista do Brasil na Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas, assinada em 2015, mas que ainda não foi ratificada pelo Estado brasileiro.
O momento foi marcado por uma rica troca de experiências, sugestões valiosas e debates fundamentais sobre a atuação da Psicologia com a população idosa. A diretora da Fiocruz-Brasília, Fabiana Damásio, ressaltou a importância da articulação interinstitucional para o fortalecimento da defesa dos direitos das pessoas idosas no Distrito Federal.
Entre os principais temas que emergiram durante o encontro, destacaram-se o enfrentamento ao idadismo, o fortalecimento do Estatuto da Pessoa Idosa, a promoção da equidade no envelhecer, os desafios da institucionalização e a omissão estatal frente as demandas das pessoas idosas no Brasil.
#DescreviParaVocê: cards com registros fotográficos do encontro e chamada para leitura da nota informativa. Aparece também a marca gráfica do CRP 01/DF.