Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E POLÍTICAS PÚBLICAS: CRP 01/DF REFORÇA NECESSIDADE DE INVESTIMENTO PÚBLICO PARA FORTALECIMENTO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO DF E DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE TRABALHEM NA GARANTIA DE DIREITOS

PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E POLÍTICAS PÚBLICAS: CRP 01/DF REFORÇA NECESSIDADE DE INVESTIMENTO PÚBLICO PARA FORTALECIMENTO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO DF E DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE TRABALHEM NA GARANTIA DE DIREITOS


Saiba mais

A conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), Thessa Guimarães, representou a autarquia na última quarta-feira (14/5) em sessão solene realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pelo Dia do Psicanalista, celebrado em 6 de maio.

Em sua fala, a conselheira presidenta reforçou críticas do movimento de luta antimanicomial brasileiro ao financiamento público de comunidades terapêuticas e outros equipamentos de estrutura asilar, como hospitais psiquiátricos, que têm sido alvo de inúmeras denúncias de irregularidades, incluindo suspeitas de trabalho análogo à escravidão. A psicóloga sugeriu que a Câmara Legislativa do Distrito Federal financie iniciativas que efetivamente garantam direitos e lutem pelos direitos dos usuários dos serviços.

Thessa Guimarães voltou a alertar sobre a situação do Hospital São Vicente de Paulo (saiba mais em: https://www.crp-01.org.br/notices/9673), localizado na Região Administrativa de Taguatinga, onde ocorreram duas mortes de pacientes em circunstâncias suspeitas em menos de seis meses: Raquel França, em 25 de dezembro de 2024, e Eva de Oliveira, no último mês de abril de 2025. Ambas mortes aconteceram em feriados.

A psicóloga destacou o surgimento histórico da Psicanálise enquanto método de cura do sofrimento através da escuta: “A psicanálise é uma experiência que, no contexto europeu no fim do século passado, nasceu para recuperar o encantamento, o cuidado e a escuta no lugar do poder biomédico que psicopatologiza e, muitas vezes, na ponta dos serviços, não oferece real cuidado; pelo contrário”, argumentou.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) ressaltou o papel de psicanalistas na garantia de direitos: “Homenagear hoje psicanalistas é também denunciar a desigualdade, é afirmar que o cuidado com a rede é um direito humano e não um privilégio”, destacou.

O deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF) complementou as observações, destacando a baixa cobertura da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no DF, mesmo com um dos melhores orçamentos públicos do Brasil: “[É necessário] fortalecer a RAPS, com os CAPS, com profissionais servidores e pensar fundamentalmente a lógica do cuidado, a lógica da atenção, porque a gente vive na Capital da República um misto de equipamentos que ainda operam na lógica e em uma agenda manicomial”, pontuou.

Participaram ainda da solenidade outros deputados distritais, como Ricardo Vale (PT-DF), primeiro vice-presidente da CLDF, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), representantes da Defensoria Pública, da Escola de Psicanálise de Brasília, de outras instituições voltadas à educação, entre outras entidades e profissionais de psicanálise, área de especialização que conta com muitos profissionais de Psicologia. 

Assista à gravação da sessão solene na TV Câmara Distrital:
https://www.youtube.com/watch?v=biHtLrod1D0 

#DecreviParaVocê: imagens contendo registros fotográficos do evento. Além de chamada textual para leitura da reportagem, aparece a marca gráfica do CRP 01/DF.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>