O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) informa que foram identificadas Instituições de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal que não comprovaram ainda preencher os requisitos mínimos estabelecidos pela Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de outubro de 2023, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia.
As principais inconformidades observadas referem-se à carga horária dos estágios obrigatórios e ao credenciamento das clínicas-escola, ambos critérios fundamentais para a concessão do registro profissional por esta autarquia.
Diante dessa situação, orientamos que egressas(os) de instituições de ensino mais recentes no DF entrem em contato diretamente com suas respectivas faculdades para obter maiores informações.
Ressaltamos que, por razões legais e a fim de evitar possíveis judicializações, não é possível divulgar publicamente os nomes das instituições envolvidas. Informamos, ainda, que o Ministério da Educação (MEC) já foi oficialmente acionado em mais de uma ocasião, mas até o momento não se pronunciou sobre o assunto.
As ações de fiscalização conduzidas por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) têm permitido a verificação criteriosa das instituições e dos documentos apresentados por aqueles que pleiteiam o registro profissional, contribuindo significativamente até mesmo para a prevenção de registros profissionais com diplomas falsos.
A publicação deste comunicado visa garantir transparência institucional e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido ao longo desta gestão, especialmente no que diz respeito à atuação deste Conselho no acompanhamento da formação acadêmica em Psicologia.
O CRP 01/DF reafirma seu compromisso com a qualidade da formação dos profissionais da Psicologia, bem como com a defesa de um exercício profissional ético, técnico e comprometido com a sociedade. Esta gestão, pautada pela responsabilidade e pelo zelo com a categoria e com a sociedade, não poderia conceder o registro profissional sem a devida comprovação do cumprimento dos requisitos mínimos estabelecidos para a graduação em Psicologia por parte das instituições de ensino.
Destacamos a seguir as principais atividades desenvolvidas pelo Setor de Orientação e Fiscalização do CRP 01/DF no último ano que reforçam a responsabilidade deste Conselho no cuidado com o exercício qualificado da Psicologia.
Atividades do Setor de Orientação e Fiscalização (janeiro a dezembro de 2024)
- Demandas pelo chat: 3.000
- Demandas por e-mail: 1.500
- Demandas por telefone: 700
- Demandas presenciais: 120
- Elaboração de notas orientativas: 20
- Visitas de Fiscalização/Diligências: 34
- Denúncias por e-mail: 300
- Processos no SEI: 2.400
- Análise de anúncios para divulgação: 50
#DescreviParaVocê: card colorido com o ícone de uma exclamação dentro de um balão de diálogo, indicando atenção para o comunicado do CRP 01/DF sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia e a homologação de registros profissionais no Distrito Federal.