Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


ESPAÇO CPOT: O QUE É FADIGA POR COMPAIXÃO?

ESPAÇO CPOT: O QUE É FADIGA POR COMPAIXÃO?


Fadiga por compaixão no trabalho

Quando as pesquisas sobre o tema se iniciaram, acreditava-se que o fenômeno ocorria apenas nas chamadas “profissões de ajuda”, mais especificamente na área da saúde (médicos, veterinários, enfermeiros, bombeiros), visto que pessoas que prestam atendimento e estabelecem contato com outras pessoas em sofrimento, vítimas de algum tipo de violência, trauma ou desastre em caráter de urgência ou emergência estariam mais propícias a experimentar esse fenômeno. 

Nas pesquisas atuais nota-se que outras profissões também podem experimentar o fenômeno, mesmo que sua relação com o sofrimento alheio não seja de caráter de urgência ou emergência, considerando o elemento da compaixão sentida.
 
Desse modo, professores, policiais, assistentes sociais, psicólogos, padres, cuidadores, agentes funerários, colaboradores de áreas hospitalares e até voluntários podem passar pela fadiga por compaixão no trabalho.

O custo do cuidar pode ser alto e, por isso, é fundamental o zelo com a saúde mental e a qualidade de vida de trabalhadores.

Referência: SILVA, Anne Emanuelle Cipriano da. Fadiga por compaixão no contexto da saúde: estudo com voluntários. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Fundação Universidade de Rondônia, Porto Velho, 2020.

No Espaço CPOT, a Comissão Especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) do CRP 01/DF aborda temas de interesse da Psicologia neste campo de atuação para compartilhamento e reflexão de profissionais e sociedade nas redes digitais do Conselho. Você também pode sugerir assuntos para serem abordados pela CPOT, enviando um e-mail para comunicacao@crp-01.org.br.

#DescreviParaVocê: card predominantemente na cor vermelha. No plano de fundo, pode-se observar a expressão “fadiga por compaixão no espaço de trabalho” sendo repetida várias vezes, em tons mais claros. Aparece uma breve chamada para o texto, a marca gráfica do CRP 01/DF e ícones de curtir, comentar, compartilhar e salvar.


Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>