Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


ESPAÇO CPOT: SATISFAÇÃO POR COMPAIXÃO

ESPAÇO CPOT: SATISFAÇÃO POR COMPAIXÃO


Saiba mais

Nem sempre o trabalho é fonte de sofrimento. Na investigação de profissionais que atuam com pessoas e/ou animais em sofrimento foi identificado o contraponto da fadiga por compaixão, que é a satisfação por compaixão.

Para haver satisfação, outros fatores são necessários. Podemos citar dois eixos preditores de satisfação no trabalho, sendo o primeiro o suporte organizacional e o segundo a igualdade entre as expectativas, as atividades realizadas e a possibilidade de promoção na carreira.

A partir disso, profissionais que atuam em profissões de “cuidado” - ou com públicos que sofrem - experimentam sentimentos de prazer e satisfação decorrentes da compaixão sentida na prestação de um serviço ou ação frente ao sofrimento alheio.

Referência: LAGO, Kennyston. Fadiga por compaixão: o sofrimento dos profissionais de saúde. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

No Espaço CPOT, a Comissão Especial de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) do CRP 01/DF aborda temas de interesse da Psicologia neste campo de atuação para compartilhamento e reflexão de profissionais e sociedade nas redes digitais do Conselho. Você também pode sugerir assuntos para serem abordados pela CPOT, enviando um e-mail para comunicacao@crp-01.org.br.

#DescreviParaVocê: card predominantemente na cor vermelha. No plano de fundo, pode-se observar o termo “satisfação por compaixão” sendo repetido várias vezes, em tons mais claros. Aparece uma breve chamada para o texto, a marca gráfica do CRP 01/DF e ícones de curtir, comentar, compartilhar e salvar


Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>