Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA BILÍNGUE: GRUPO DE TRABALHO (GT) PSICOLOGIA BILÍNGUE E COMUNIDADE SURDA REALIZA OFICINA COM COLABORADORES DO CRP 01/DF

PSICOLOGIA BILÍNGUE: GRUPO DE TRABALHO (GT) PSICOLOGIA BILÍNGUE E COMUNIDADE SURDA REALIZA OFICINA COM COLABORADORES DO CRP 01/DF


Encontro “Janela de Libras, Portas Abertas para os Surdos” foi realizado na manhã da última segunda-feira (03) no auditório do CRP 01/DF

Colaboradoras/es do CRP 01/DF participaram, na última segunda-feira (03), de uma oficina organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Psicologia Bilíngue e Comunidade Surda, com o tema “Janela de Libras, Portas Abertas para os Surdos”.

O objetivo do encontro foi trocar experiências, compartilhar instrumentos e sanar dúvidas de colaboradoras/es do Conselho sobre como tornar a autarquia e a Psicologia no Distrito Federal espaços acolhedores para a comunidade surda.
 
A oficina foi coordenada pelas psicólogas e membras do GT, Ana Cecília Ferreira de Amorim (CRP 01/10778), Luma Gaudad Sardinha Carneiro (CRP 01/20243) e Júlia Salles Menezes (CRP 01/22251), que apresentaram os principais instrumentos legais relativos às pessoas surdas, além de cuidados a serem adotados para promoção e uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com destaque para a Lei nº 10.436/2002, o Decreto 5.626/2005 e a Lei nº 13.146/2015.

As/os presentes chamaram a atenção para a necessidade de ações urgentes no sentido da garantia de  acesso ao direito à comunicação no Brasil: “A gente ainda não consegue oferecer um lugar acolhedor para as individualidades”, observou o conselheiro Luciano de Sá. “Na maioria das vezes, o direito à informação não chega para a comunidade surda; quando chega, conseguimos perceber que ocorre apenas em situações específicas, como o período eleitoral”, destacou a psicóloga e facilitadora da oficina, Ana Cecília. “Parando para refletir, fico pensando que uma pessoa surda deve se sentir uma estrangeira dentro do próprio país dela”, completou a funcionária do Conselho, Dazi Antunes.

Participaram também da oficina os intérpretes de Libras Alexandre Ferreira de Castro e Amanda Oliveira Carvalho. As ações para acolhimento da comunidade surda seguem em andamento no Conselho e profissionais interessadas em contribuir com o GT podem entrar em contato pelo e-mail gtbilingue@crp-01.org.br.

#DescreviParaVocê: além da chamada com retranca, título e subtítulo para a matéria, o card colorido apresenta dois registros fotográficos de participantes da oficina. Na parte inferior, aparecem ícones de curtir, comentar, salvar e compartilhar, além da marca gráfica do CRP 01/DF.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>