Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Psicologia, justiça social e direito à vida

Pautada, em seus princípios fundamentais, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e atuando em prol da saúde e da qualidade de vida das pessoas e das coletividades, a Psicologia se junta à Organização das Nações Unidas (ONU) que, desde 1993, celebra, no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água.

A data tem como objetivo a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência, lembrando a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação do meio-ambiente.

Conforme destaca a Declaração Universal dos Direitos da Água, documento divulgado pela ONU em 1992, “a gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social”, de forma que é responsabilidade de todos o controle social das políticas que administram o uso desse recurso.

Essa tem sido uma preocupação constante no País, onde povos tradicionais, reconhecidos pela relação harmoniosa com a natureza e proteção das florestas, têm sido expulsos de suas terras em nome de uma política econômica predatória.

Como observa o psicólogo e ex-conselheiro do CRP 01/DF, Rafael Gonçalves, trata-se de uma questão de todos os seres: "A Psicologia está profundamente engajada na luta pelos direitos humanos, que é uma luta também pela preservação dos territórios e de sua biodiversidade. A perspectiva do cuidado, presente em nossa prática profissional, se estende aos seres humanos, aos demais seres vivos e à natureza, buscando respeitar o ciclo de preservação da vida", ressalta. 

Nesta data, o CRP 01/DF reafirma o compromisso da Psicologia com a justiça social e o direito à vida, princípios de nossa prática profissional.

#DescreviParaVocê: o card apresenta uma imagem de água em movimento como fundo. Em letras azuis, aparece o texto 22 de março: Dia Mundial da Água. Na parte inferior, centralizada, está a marca gráfica do CRP 01/DF.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>