Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CRP 01/DF PARTICIPA DE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 60 ANOS DA PSICOLOGIA NO BRASIL

CRP 01/DF PARTICIPA DE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 60 ANOS DA PSICOLOGIA NO BRASIL




O evento ocorreu na Câmara Legislativa do Distrito Federal, na tarde desta segunda-feira (08), e reuniu dezenas de psicólogas e psicólogos no plenário Jorge Cauhy. A autora do requerimento da sessão solene foi a deputada distrital Arlete Sampaio (PT/DF), que, na oportunidade, concedeu moções de louvor a nomes importantes da Psicologia local, como Jaqueline de Jesus, Márcia Caldas, Marcia Maria da Silva, Carolina Saraiva, Thaynara Sipredi, Fernanda Pinheiro, Marizete Gouveia, Ernesto Nunes Brandão, Rachel Nunes, Regina Pedrosa, Karime Porto, Juliana Pacheco (in memorian) e outros queridos quadros da Psicologia do Distrito Federal.

O conselheiro Rafael Gonçalves representou o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal na mesa da solenidade. “A Psicologia se constrói no encontro de gerações. Reverencio aquelas que construíram antes de nós, e nós temos construído a Psicologia no Distrito Federal na defesa de direitos e da vida. A Psicologia é trincheira fundamental na construção dos direitos humanos e proteção da vida, ao mesmo tempo é nosso compromisso, juntamente com outras instituições, cuidar de profissionais que cumprem essa valiosa tarefa”, disse.

Joyce Avelar, representante da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es - ANPSINEP, destacou em sua fala a importância de psicólogas e psicólogos se questionarem que tipo de ciência e profissão desejam, já que a Psicologia está inserida em contexto social estruturalmtente racista, no qual ela não escapa de manter, reproduzir e continuar uma lógica também classista, machista, LGBTfóbica e perversa. “Sei que a Psicologia que quero e defendo não tem medo de posicionar-se politicamente em prol da mudança, da afirmação da diferença, uma Psicologia que luta pela democracia e pelos direitos humanos e eu sei que não avançaremos se insistirmos em apagar a contribuição dos estudos étnico-raciais e das profissionais negras e negros”, enfatizou a psicóloga Joyce. 

A mesa principal também contou com a participação da deputada federal e psicóloga Erika Kokay (PT/DF); a representante do Conselho Federal de Psicologia, Isabel Augusta Hazin Pires; a representante da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Vanessa Soublin de Vasconcelos; a diretora da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Fabiana Dámasio; o coordenador de graduação do Instituto de Psicologia, representando a Reitoria da Universidade de Brasília - UnB, professor Domingos Savio Coelho; a representante da Federação Nacional dos Psicólogos - Fenapsi, Fernanda Magano; a secretária de organização e administração do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos do Distrito Federal - SINDIPSI/DF, Tamara Levy e a presidenta do Conselho Regional de Serviço Social, Karina Aparecida Figueiredo. 

Assista a íntegra da sessão solene da CLDF em comemoração aos 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil, se 08/08/2022: 
https://youtu.be/Jm13plCE-u4



<< Ver Anterior Ver Próximo >>