Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


11º CNP: CONGRESSO NACIONAL DA PSICOLOGIA CHEGA AO FIM COM PARÂMETROS TRAÇADOS PARA OS PRÓXIMOS TRÊS ANOS

11º CNP: CONGRESSO NACIONAL DA PSICOLOGIA CHEGA AO FIM COM PARÂMETROS TRAÇADOS PARA OS PRÓXIMOS TRÊS ANOS


Instância máxima da Psicologia no Brasil aprova 308 diretrizes para o triênio de 2022 a 2025

*Com informações do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

Foi concluído neste domingo (5) o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. O evento reuniu em Brasília, durante quatro dias, cerca de 400 delegadas(os) para discutir e votar as propostas de diretrizes para a profissão no triênio 2022/2025. As atividades tiveram como tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”.

No total, foram aprovadas 308 propostas que definem os rumos da profissão para os próximos três anos. Na sexta-feira (3), as proposições foram debatidas e enviadas ao plenário por nove grupos de trabalho, com base nas sugestões vindas dos Congressos Regionais de Psicologia (Coreps). Sábado e domingo foram dedicados à votação pela Plenária, composta por todas(os) delegadas(os).

Os trabalhos do 11º CNP foram orientados por três eixos: 1) Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 2) Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; e 3) O Fazer Ético e Científico da Psicologia no Trabalho em Saúde Mental.

As propostas aprovadas irão compor o Caderno de Deliberações do 11º CNP, com as diretrizes de atuação para o próximo triênio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). Além da votação das propostas, foram apreciadas 22 moções pela Plenária contendo manifestações de repúdio e indignação e de apoio a causas da categoria.

Encerramento
Na cerimônia de encerramento do CNP, a presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes, destacou que as(os) profissionais trabalham por uma sociedade verdadeiramente inclusiva e clamou por união para fortalecer as lutas da categoria de forma a que a Psicologia se torne transformadora.

“Estamos nos construindo como uma categoria profissional comprometida com o enfrentamento às desigualdades e às opressões. Isso está demarcado em nossas construções coletivas e democráticas: em nossas resoluções, campanhas e, também, na nossa participação em espaços de controle social”. Não há Psicologia sem nós”, destacou Ana Sandra.

Apresentação das chapas da Consulta Nacional
Na tarde de domingo (5), a Comissão Eleitoral Especial anunciou as chapas pré-candidatas para a Consulta Nacional, que acontece de 23 a 27 de agosto deste ano. Foram realizadas a inscrição de duas pré-candidaturas para a próxima gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que seguem para a fase de homologação pela Comissão Eleitoral.

As duas pré-candidaturas anunciadas foram a Frente em Defesa da Psicologia Brasileira (com Pedro Paulo Gastalho de Bicalho como cabeça de chapa e candidato a presidente); e Toda Psicologia: Ética, Plural e Democrática (com Tássio de Oliveira Soares como cabeça de chapa e candidato a presidente).

Manifestações
O último dia de CNP também foi palco de manifestações de grupos da Psicologia. Os atos foram realizados nos intervalos da Plenária. O primeiro teve à frente grupo de psicólogas(os) LGBTQIA+. Em seguida, psicólogas(os) pediram atenção para as(os) profissionais surdas(os) e mudas(os). Na plenária da tarde, profissionais indígenas também chamaram a atenção para o assassinato dessa população no país.

O que é o CNP
Realizado a cada três anos, o Congresso Nacional da Psicologia não é um simpósio científico-acadêmico da ciência e profissão no país. O CNP é o evento pelo qual é construída a agenda política da Psicologia brasileira. Por meio do CNP, a categoria tem garantida a sua participação democrática, como espaço de discussão e de transformação do funcionamento e das ações do Conselho Federal de Psicologia e dos Conselhos Regionais.

Transmissões ao vivo
Todas as atividades em Plenária do 11º Congresso Nacional da Psicologia foram transmitidas ao vivo pelo site e redes sociais do Conselho Federal de Psicologia. Você pode rever quando quiser as íntegras das reuniões no canal do CFP no YouTube.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>