Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


GARANTIA DE DIREITOS: CRP 01/DF PARTICIPA DE REUNIÃO NA GERÊNCIA DE ATENDIMENTO DE MEIO ABERTO SOCIOEDUCATIVA DO PARANOÁ

GARANTIA DE DIREITOS: CRP 01/DF PARTICIPA DE REUNIÃO NA GERÊNCIA DE ATENDIMENTO DE MEIO ABERTO SOCIOEDUCATIVA DO PARANOÁ


Psicólogas, assistentes sociais, pedagogas e agente socioeducativo da unidade recebem o conselho profissional para pensar ações conjuntas >>> Para ver a lista completa de notícias, clique no botão "VER TODOS"

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), representado pela conselheira presidenta, Thessa Guimarães, participou, na última quarta-feira (10) de uma reunião na unidade socioeducativa Gerência de Atendimento de Meio Aberto – GEAMA do Paranoá. Comumente denominada de UAMA (sua nomenclatura anterior), a unidade é responsável pela execução da Liberdade Assistida e da Prestação de Serviços à Comunidade aos adolescentes residentes no Paranoá e Itapoã. O DF possui 15 GEAMAs em todo seu território.

A reunião foi realizada junto a um grupo de servidoras e servidores da GEAMA Paranoá: as psicólogas Carolina Yoshi e Ana Clara Mendes, que compõem a dupla de gestão da unidade; Luara Presotti, psicóloga;  Luana Souza, assistente social; Pedro Victor do Espírito Santo, agente socioeducativo; e as pedagogas Juliana Arraes e Luana Euzébia, que também é presidenta da Associação de Especialistas do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal (AESS-DF).

Segundo Luana, a aproximação do CRP 01/DF é importante porque proporciona espaços qualificados de diálogo, reflexão e construção sobre a atuação dos psicólogos na execução das políticas públicas da socioeducação. Além disso, a presença, apoio e parceria com o conselho profissional fortalecem a luta pelo respeito e valorização de todes os especialistas socioeducativos, pontua a pedagoga.

Na ocasião, integrantes da unidade expuseram ao CRP 01/DF o trabalho desenvolvido na perspectiva da garantia de direitos e mediação de desenvolvimento dos adolescentes, com diversas ações socioeducativas dentro dos projetos Guerreiros da Periferia, Futebol das Quebradas, dentre outros já realizados anteriormente. As atividades semanais culminam com o festival semestral UAMA Cultural, ocasião na qual todos os projetos estão reunidos, e adolescentes trazem familiares e amigos à Unidade.

Na reunião também se falou sobre desafios e potencialidades do sistema socioeducativo, especialmente sobre as potências e entraves das medidas em meio aberto. Segundo Ana Clara, gerente da Unidade, “a intervenção de qualidade, junto ao adolescente no início de sua trajetória infracional, é fundamental para apoiá-lo na ressignificação desse percurso. Temos muito mais sucesso propondo aos adolescentes novas formas de significar sua relação com o mundo que o cerca, quando ele está em liberdade e em convivência com sua família e comunidade. É preciso que se compreenda a potência da Liberdade Assistida e da Prestação de Serviços à Comunidade e que de fato sejam priorizadas em termos de planejamento e gestão, como preconiza a legislação vigente.”

Também foram abordadas condições para o exercício profissional qualificado de especialistas, notadamente psicólogas. Foi decidido na reunião que o CRP 01/DF apoiará e contribuirá na organização do II Fórum do Meio Aberto do Socioeducativo.

Comprometido com a prática profissional ética e sob a óptica de defesa dos direitos humanos, o CRP 01/DF integra o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF), órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal responsável por deliberações relativas aos direitos da infância e adolescência na região.



<< Ver Anterior Ver Próximo >>