Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


GARANTIA DE DIREITOS: CRP 01/DF SOMA-SE À COMUNIDADE LOCAL EM DEFESA DA IMPLEMENTAÇÃO DO CAPS DE SÃO SEBASTIÃO

GARANTIA DE DIREITOS: CRP 01/DF SOMA-SE À COMUNIDADE LOCAL EM DEFESA DA IMPLEMENTAÇÃO DO CAPS DE SÃO SEBASTIÃO


Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial é a principal estratégia brasileira pela efetivação da Reforma Psiquiátrica no País
 
O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) foi uma das entidades presentes, na última quinta-feira (28), no debate promovido pela Rede Intersetorial de São Sebastião, com transmissão on-line na fanpage da deputada federal Erika Kokay (PT/DF), que abordou a luta da população e de lideranças de São Sebastião pela implementação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) dentro do território.
 
Lideranças locais e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial têm chamado atenção para a baixa adesão de usuárias e usuários ao tratamento em saúde mental, dada a dificuldade de acesso aos serviços e evidente necessidade de ampliação dos equipamentos disponíveis para a população dentro da região administrativa.
 
O conselheiro do CRP 01/DF, Rafael Gonçalves, que é mestre em saúde pública e técnico na área de assistência social, destacou durante o debate a importância de implementação do CAPS para a comunidade local: "É inconcebível que um território como São Sebastião, com toda a sua população e mais de mil demandas relacionadas à saúde mental chegando nas unidades básicas de saúde, tenha de levar usuárias e usuários aos CAPS do Itapoã e do Paranoá, sobrecarregando as regiões e inviabilizando, muitas vezes, a logística para o tratamento", pontuou.
 
A conselheira presidenta do CRP 01/DF, Thessa Guimarães, também presente no debate, ressaltou o posicionamento do conselho profissional pela defesa de um modelo de assistência em conformidade à Reforma Psiquiátrica: "O CRP 01/DF entende que a saúde mental precisa ser tratada no território. É preciso incidir, a partir de equipes multiprofissionais, nas relações pessoais, familiares, coletivas das usuárias e usuários dos serviços no espaço onde elas e eles residem, trabalham e vivem. Os CAPS são equipamentos estratégicos contra a institucionalização, confinamento e exclusão social, que são hoje a tônica das ações do Governo Federal", comentou a conselheira.
 
Mediadora do debate, a líder comunitária e integrante da Rede Intersetorial em São Sebastião, Hellen Frida, salientou a importância do posicionamento de entidades profissionais e movimentos sociais em defesa da garantia de direitos da população: "A gente só vai conseguir implementar o CAPS na região de São Sebastião através da pressão popular e da organização dos atores da saúde no nosso território com o apoio de usuárias e usuários", observou, convidando outras pessoas sensíveis à pauta para se engajarem na articulação com o poder público.
 
Também participaram do debate, além da deputada, a conselheira de Saúde de São Sebastião, Eraíldes Silva de Sousa; a presidenta do CRESS/DF, Karina Figueiredo; o gerente do CAPS Paranoá, Ricardo Alves; o ativista e voluntário no tratamento de álcool e outras drogas em São Sebastião, Arnaldino José; a psicóloga integrante da equipe do NASF da UBS 1, Thais Pereira; a integrante da equipe do NASF, Nádia Michelle; e a liíder comunitária da Saúde em São Sebastião, Armanda Lima. Você pode assistir ao vídeo do debate na íntegra pelo link:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=230188625482480&id=257453204279241&anchor_composer=false.


<< Ver Anterior Ver Próximo >>