SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA EMITE NOTA SOBRE ENSINO A DISTÂNCIA

SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA EMITE NOTA SOBRE ENSINO A DISTÂNCIA


Manifesto foi aprovado no último fim de semana, durante a APAF de dezembro, instância deliberativa composta por membros dos 24 Conselhos Regionais e do CFP

 

Imagens: CFP

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) participou, no último fim de semana, da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) do Sistema Conselhos de Psicologia. O encontro foi realizado nos dias 13, 14 e 15 na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília.

Na oportunidade, foi feita a apreciação das atas da Apaf realizada em maio deste ano e analisada a proposta orçamentária do CFP para 2020. Durante a reunião, também ocorreu o planejamento das atividades do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) para o próximo ano e foram discutidos temas relacionados à interface da Psicologia com a sociedade.

Representando o CRP 01/DF, estiveram presentes as conselheiras presidenta, Thessa Guimarães; vice-presidenta, Carolina Saraiva; secretária, Sílvia Reis; e tesoureiro, Rafael Gonçalves, que manifestaram apoio à nota de repúdio do Sistema Conselhos de Psicologia contra aumento da oferta de 40% da carga horária na modalidade EaD em cursos de graduação presenciais.

Confira a nota a seguir:

Nota do Sistema Conselhos de Psicologia sobre Ensino a Distância

A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) do Sistema Conselhos de Psicologia, composta pelos vinte e quatro Conselhos Regionais e pelo Conselho Federal de Psicologia, em consonância com Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) e diversos Conselhos Profissionais da área da Saúde, manifesta o seu REPÚDIO à Portaria nº 2.117 de 6 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a oferta de 40% da carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD para cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior.

No presente contexto da mercantilização da educação, da precarização das relações de trabalho e docência, reafirmamos que a formação em Psicologia, enquanto ciência e profissão, se faz com presença. A Psicologia se edifica nas relações humanas, na intersubjetividade e no encontro com o outro. Exige vivência acadêmica na sala de aula e fora dela, nas comunidades, nos espaços de atuação profissional, implicando reflexão, confronto de ideias e o desenvolvimento de uma postura ética e de respeito à diversidade. Os processos de ensino-aprendizagem pressupõem uma formação que se realiza na troca de experiências, implicando convivência e diálogo, além de práticas colaborativas fundamentalmente presenciais.

Dessa maneira, o Sistema Conselhos de Psicologia se manifesta contrário ao aumento da carga horária de ensino a distância, pois entendemos que essa é uma modalidade restritiva, que prejudica a construção da identidade profissional frente à complexidade do saber psicológico e da diversidade de suas práticas.

Por diversas vezes, em congressos, publicações oficiais e audiências, o CFP e os CRPs manifestaram suas posições sobre a formação EaD, como em audiência pública sobre as DCNs da Psicologia, realizada pelo CNE em 07 de novembro de 2019. Inclusive no 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), a categoria de psicólogas e psicólogos aprovou moção de repúdio a qualquer perspectiva de formação profissional de Psicologia na modalidade ensino a distância (EAD). O tema também foi debatido no 1º Encontro de Formação Profissional da Área da Saúde, que ocorreu em setembro de 2019, na sede do CFP.


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