Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


“DIALOGANDO SOBRE AS NEGRITUDES” RECEBE A PRODUTORA CULTURAL JOICE MARQUES PEREIRA

“DIALOGANDO SOBRE AS NEGRITUDES” RECEBE A PRODUTORA CULTURAL JOICE MARQUES PEREIRA


Encontro faz parte das celebrações do CRP 01/DF no mês do Consciência Negra

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, por meio de sua Comissão Especial de Raça e Povos Tradicionais, realizou na última quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, mais um encontro Dialogando sobre as Negritudes, com o tema Diálogos inspiradores: mulheres negras movendo as estruturas.

A convidada da edição foi a produtora cultural e gestora do Espaço Cultural Casa Akotirene, Joice Marques Pereira, que compartilhou com os presentes suas experiências de vida e trabalho voltado para mulheres negras em Ceilândia. A Casa Akotirene desenvolve, a partir de vivências socioculturais, o empoderamento artístico para mulheres e LGBTQI’s.

Na oportunidade, Joice destacou a importância do olhar atento da Psicologia para os recortes de raça e ancestralidade no Brasil: “Nesse exercício, é impossível desconsiderar fatores sociais, como raça e gênero. Todas nós carregamos em nossas vivências as heranças de nossas mães e avós e suas existências como mulheres negras”, observou.

A vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federa (CRP 01/DF) e coordenadora da Comissão Especial de Raça e Povos Tradicionais, Carolina Saraiva, expôs sua preocupação com a capacitação de profissionais de Psicologia para o atendimento à população negra: “Eu comecei a enxergar que as pessoas que me procuravam buscavam uma psicóloga negra e comecei a me questionar se as psicólogas brancas não atenderiam às expectativas dos pacientes negros nos espaços de clínica e outras áreas de atuação da Psicologia”, compartilhou com os demais participantes do encontro. “Nessa perspetiva, ouvir a Joice aqui hoje é muito bom e muito rico e me faz ter vontade de não desistir. Neste dia emblemático, vamos celebrar a resistência do nosso povo!”, salientou a conselheira.

O próximo encontro “Dialogando sobre as Negritudes” ocorre no dia 27 de novembro, próxima quarta-feira, no auditório do CRP 01/DF. Com o tema “Psicologia e Negritude”, o evento recebe as psicólogas Márcia Maria da Silva e Marizete Gouveia, representantes da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP).



<< Ver Anterior Ver Próximo >>