Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


CAIXA DE FERRAMENTAS DE POT: ESCALA DE FATORES DE ABSENTEÍSMO LABORAL - EFAL

CAIXA DE FERRAMENTAS DE POT: ESCALA DE FATORES DE ABSENTEÍSMO LABORAL - EFAL


De onde o profissional de Psicologia organizacional tira sua ferramenta pra intervenção?

EFAL - Escala de Fatores de Absenteísmo Laboral*

De Nuno A. C. Murcho e Saul Neves de Jesus
 
O absenteísmo é um fenômeno multifacetado e é definido como o tempo de trabalho perdido quando o trabalho se ausenta de seu trabalho quando se esperava que estivesse presente, seja por falta ou por atraso. As razões para esta ausência podem ser por doenças ou procedimentos médicos, por razões particulares, por acidentes ou doença profissional legal. Das várias causas que levam a este comportamento organizacional, três são as mais conhecidas na literatura mundial: condições de trabalho (número inadequado de funcionários para o setor, estilo de liderança, condutas assediadoras, tarefas repetitivas); cultura organizacional (ausência de estratégias de valorização dos trabalhadores, suporte organizacional frágil, relação exaustiva de demanda e autonomia no trabalho), e; ambiente psicossocial (insatisfação com o trabalho).
 
Dessa forma, quando uma organização de trabalho não promove bem-estar, identidade profissional, reconhecimento e aprendizagem, pode ser um contexto que gera adoecimentos de diversas formas de manifestação: sintomas físicos, cognitivos, emocionais e comportamentais.

A EFAL (Escala de Fatores de Absenteísmo Laboral) foi construída e validada com objetivo de avaliar a percepção dos trabalhadores sobre os fatores de mal estar relacionados com absenteísmo. É composta por 4 fatores com um total de 19 itens. Cada item é avaliado numa escala que vai de 1 (pouca possibilidade de se ausentar ao trabalho) a 6 (muita possibilidade de ausentar ao trabalho). Os fatores são:
1. Fatores interpessoais e do ambiente de trabalho.

2. Fatores psicossomáticos e de condições de trabalho.

3. Fatores administrativo-laborais.

4. Fatores de gestão do tempo e da carreira.

Colega psicólogo(a), se interessou? Busque conhecer mais e utilizando esta e outras ferramentas cientificamente comprovadas. Guarde mais esta na sua caixa pra lhe deixar mais preparado(a) para as demandas de mercado e/ou do trabalho.

* Ferramenta disponível no livro "Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão", organizado por Mirlene Maria Matias Siqueira e publicado pela editora ArtMed e SBPOT.


<< Ver Anterior Ver Próximo >>