Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA NAS OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS 2016 - O QUE É PSICOLOGIA DO ESPORTE?

PSICOLOGIA NAS OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS 2016 - O QUE É PSICOLOGIA DO ESPORTE?



CRP DF apresenta série de artigos, depoimentos e reportagens sobre a Psicologia do Esporte

A partir deste mês, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF) apresentará uma série de materiais sobre a atuação de psicólogas e psicólogos no contexto do esporte. Neste primeiro artigo da série, a psicóloga e especialista em Psicologia Esportiva, Paloma Vaz de Mello, reuniu as principais dúvidas sobre o exercício profissional e as contribuições da Psicologia na área. Para ela, "ainda há falta de informação a respeito do real papel do psicólogo dentro de uma equipe esportiva", que é "auxiliar o atleta a ter um estado emocional ótimo visando a excelência no desempenho". Ela destaca que "esse equilíbrio é alcançado não somente com os atletas, mas com o treinador e as principais figuras que cercam o desportista", ressaltando que "para o desenvolvimento de uma excelência atlética, o fator psicológico é mais um ponto entre outras ciências que formam o atleta". O que leva ao sucesso esportivo, segundo a psicóloga, "é a competência em seus diversos aspectos, constituídos e que funcionem em consonância ao treinamento com preparação e planejamento".

Quais as atribuições que o psicólogo do Esporte desempenha?

Existe, na área esportiva, uma necessidade de auxílio aos atletas. Uma das propostas do psicólogo do esporte consiste em investigar as causas, os efeitos e o significado dos processos psíquicos que acontecem com o esportista antes, durante e após a prática do seu esporte, e assume a função de diagnosticar, analisar, assessorar, informar e auxiliar, constituindo-se em um agente de transformação que conduz o indivíduo ao auto–conhecimento, preparando-o, assim, para as adversidades, objetivando alcançar controle sob suas ações e maximizar o seu rendimento. Dessa forma, o objetivo é atuar em questões que envolvam ansiedade, estresse, medo, motivação, atenção e concentração, cognição e afetividade, estabelecendo estratégias psicológicas que o conduzam à excelência do seu rendimento. No entanto, a presença desse profissional nas comissões técnicas não tem sido bem compreendida. Para a maioria da pessoas, esta ciência é voltada apenas para o atleta de alto rendimento. É importante destacar que a Psicologia Esportiva tem um alcance ainda maior do que dar suporte ao atleta. Um dos maiores destaques da atuação é o trabalho de forma multidisciplinar, orientando os envolvidos na preparação no atleta, principalmente, seu técnico.Uma das áreas de grande importância refere-se ao suporte que o psicólogo fornece ao treinador a fim de auxiliá-lo na compreensão do contexto esportivo e, a partir disso, assessorar de forma assertiva e eficaz ações que serão benéficas, não somente para os atletas, mas para toda a equipe que cerca esse cenário esportivo. Além disso, psicólogos do esporte podem atuar em academias de ginástica, escolas, centros recreativos, clubes e programações educacionais junto a educadores físicos. Vários outros segmentos da Psicologia têm influenciado a Psicologia do Esporte na medida em que contribuem para a ampliação do conhecimento dos fenômenos psicológicos que englobam a atividade esportiva. Entre eles, a Psicologia Social, a do desenvolvimento, a clínica, a experimental, a organizacional, a da personalidade e a educacional. Um ponto que merece ser destacado é que, para atuar em um determinado esporte, é importante ter o conhecimento da especificidade da modalidade esportiva a ser trabalhada pelo psicólogo. O objeto de estudo deve ser algo familiar ao profissional, para que o mesmo possa compreender o discurso e as demandas trabalhadas nesse contexto.

Qual a formação necessária para se tornar um psicólogo do esporte?

Poucas faculdades têm essa abordagem no currículo. É necessário se especializar  com cursos,  pós-graduação, mestrados que trazem esse tema. Hoje, em Brasília, existem universidades que oferecem matérias na graduação e pós-graduação nessa área. Mas no eixo Rio-São Paulo é possível encontrar com mais facilidade opções de especialização.

Quais as dificuldades que existem para quem quer trabalhar com Psicologia do Esporte?

Primeiramente é importante gostar do ambiente esportivo, pois o psicólogo do esporte atua não só no consultório, mas na quadra, na beira da piscina e nos finais de semana, acompanhando as competições. O maior desafio é alcançar a aceitação da importância deste trabalho não só para os atletas, mas para todos os profissionais envolvidos, sendo este trabalho desenvolvido a médio e longo prazo.

De que forma o esporte (e a atividade física) potencializa o desempenho do(a) atleta?

Desde o inicio da prática, o esporte exige dedicação, disciplina, respeito, confiança em si e nos profissionais envolvidos, capacidade de lidar com desafios, concentração além de ser um ambiente saudável e exige um estilo de vida compatível com esses princípios. Costumo dizer que quem passa por esse processo já  é um beneficiado por estar com essa bagagem para enfrentar a vida. Com isso, o ganho no sentido de prepará-lo para a vida é imenso.

Quais as contribuições que a Psicologia do Esporte oferece para os processos de saúde e desempenho do atleta?

Primeiramente nós temos a cultura de vitimizados, onde o atleta se conforma com o suficiente e não extrai realmente seu máximo, o que dificulta o trabalho de alta exigência. O nosso país vem mostrando sua força e nós enquanto população também devemos assumir essa evolução e posicionar de forma firme  e confiante. Outro ponto fundamental é o de que o atleta deve estar convicto de suas competências técnicas, pois estas serão as ferramentas para que ele entre confiante em uma competição. O objetivo é imprimir em uma competição o seu melhor e não em ganhar ou perder do adversário (essa é uma fonte geradora de ansiedade). Suas metas devem der realistas, compatíveis com seu desempenho para a cobrança ser equilibrada e, assim, a percepção  do estresse fica reduzido. Uma vez que o atleta se mobiliza para extrair o melhor de si para alcançar um objetivo, está passando por um processo de auto conhecimento que irá exaltar seus pontos maiores e treinar, trabalhar com empenho para minimizar os pontos menores. No treino ele lida com o desafio de evoluir e, para isso, deve se concentrar, lidar com dores, bloquear pensamentos que não fazem parte do foco. Além disso, a cada competição o atleta é levado a extrair seu máximo e precisa lidar de forma salutar com as fracasso e o sucesso. Isso traz uma bagagem não só para o esporte, mas o capacita a lidar com situações do dia a dia. O fair play é uma conduta que é sadia não só para o esporte, mas para a vida.

[gallery ids="2616"]



<< Ver Anterior Ver Próximo >>