Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


MÊS DAS(OS) TRABALHADORAS(ES) DA PSICOLOGIA: ENFRENTANDO O ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

MÊS DAS(OS) TRABALHADORAS(ES) DA PSICOLOGIA: ENFRENTANDO O ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO


Participe!

Dias 25 e 26 de agosto

Participe do evento organizado pelo CRP 01/DF e SindPsiDF para o Mês das(os) Trabalhadoras(es) da Psicologia: Enfrentando o Assédio no Ambiente de Trabalho

Abertura no dia 25 de agosto (sexta-feira), das 18h às 21h, no auditório do Sinpro/DF (SIG Quadra 6 Lote 2260), com transmissão on-line pelos canais do CRP 01/DF. 

Mesas temáticas on-line no dia 26 de agosto (sábado), das 10h às 17h, exclusivamente pelos canais do CRP 01/DF no YouTube e Facebook.

YouTube
https://www.youtube.com/crp01df
Facebook
https://www.facebook.com/crp01df 
Instagram:
https://instagram.com/crp01df 

Programação da abertura do evento no dia 25 de agosto (sexta-feira):

18h | Mesa 1 - Mês das(os) Trabalhadoras(es) da Psicologia: Enfrentando o Assédio no Ambiente de Trabalho, com:

▪️ Sara Meneses, psicóloga (CRP 01/21336), especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Residência Multiprofissional na ESCS/DF, mestranda em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília (UnB), colaboradora da Comissão Especial de Psicologia na Saúde e membra da Comissão Organizadora da Campanha Chega de Assédio do CRP 01/DF e SindPsiDF.

▪️ Letícia Luján, psicóloga clínica (CRP 01/20024), diretora do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos do Distrito Federal (SindPsiDF), pós-graduada em Psicologia Humanista Existencial Fenomenológica, representante das(os) trabalhadoras(es) na Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP/SUS) e no Conselho Nacional de Saúde (CNS) pela Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi). É membra da Comissão Organizadora da Campanha Chega de Assédio do CRP 01/DF e SindPsiDF.

19h | Mesa 2 - Assédio no trabalho da Psicologia e assédio sexual no contexto do atendimento on-line, com:

Thessa Guimarães, psicóloga (CRP 01/16119) e conselheira presidenta do CRP 01/DF. É mestra em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB e membra do coletivo Psicanálise na Rua.

Glícia Maria Feitoza de Paula, negra, mulher, bissexual, psicóloga clínica autônoma (CRP 01/22409), possui graduação como Psicóloga pela UnB, especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pela Unyleya e formação em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo IBAC. Brasiliense, neta de maranhenses. Componente da Frente de Mulheres Negras do DF e do atual Plenário do CRP 01/DF, compondo a Comissões de Ética, Orientação e Fiscalização, Raça, Povos Indígenas e Povos Tradicionais, além dos GT’s Psicologia e Política de Drogas e Descentralização. Compõe também a Diretoria, na função de tesoureira. Antirracista e Antifascista. Sonhadora pragmática.

▪️ Carolina Campos Afonso, psicóloga (CRP 01/11424), mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB, especialista em Administração de Recursos Humanos pela FGV, Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes pela UniRedentor. É servidora do TJDFT desde 2009, sendo membra da Comissão de Enfrentamento dos Assédio Moral e Sexual e atualmente é coordenadora de relacionamento com o usuário do órgão.

20h | Mesa 3 - Direitos das(os) trabalhadoras(es) da Psicologia, com:

▪️ Robertta Mori Hutchison, advogada (OAB DF/68921), especialista em Direito Administrativo e Previdenciário e sócia da Resende Mori Hutchison.

▪️ Tamara Levy, psicóloga (CRP 01/20823) especialista em Teoria Psicanalítica e em Gestão e Docência no Ensino Superior, sindicalista, diretora do SindPsiDF, diretora da Fenapsi, representante da Fenapsi no Conselho Nacional de saúde (CNS) na Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).

Programação das mesas temáticas do dia 26 de agosto (sábado):

10h | Mesa 1 - Racismo no trabalho da Psicologia, com:

Rafaela Andrade, indígena do povo Kambeba, graduada em Psicologia, especialista em Psicologia Social, mestranda em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB, com o tema de pesquisa “Direito a Saúde indígena da população indígena de Amaturá/AM”. Membra da Comissão de Raça, Povos Indígenas e Povos Tradicionais do CRP 01/DF.

Vinícius Dias Cunha, psicólogo (CRP 01/15816) formado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela UnB. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da UnB, onde estuda a saúde do homem negro brasileiro. Atua em consultório clínico. Desenvolve trabalhos com grupos terapêuticos que perpassam a questão racial. É integrante da Roda de Conversa de Homens Negros de Brasília. Em sua trajetória passou pela Secretaria da Criança, Adolescente e Juventude do Distrito Federal, Secretaria de Segurança Pública do DF, Central Única das Favelas do DF, Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS) e Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP). Fez parte da Articulação Nacional de Psicólogos/as Negros/as e pesquisadores/as do DF (ANPSINEP/DF).

11h | Mesa 2 - Desigualdade de gênero no trabalho da Psicologia, com:

Cintia Lopes, psicóloga (CRP 01/25987) graduada em Psicologia (UniMauá) e Especialista em Psicologia Organizacional (UNIP). Possui experiência de quatros anos na área gerencial de lojas de entretenimento. Atualmente, compõe a Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP 01/DF e também participa da comissão organizadora da campanha contra assédio.

Juliana Monteiro, psicóloga (CRP 01/22709) graduada pelo Centro Universitário IESB. Pós-graduação em Sexualidade Humana pela CBI of Miami, com conclusão prevista para 2023. Atuou em curso de extensão intitulado Feminismos - algumas verdades inconvenientes, pela UFRGS, concluído em 2023.

Ana Maria Bezerra da Silva, psicóloga clínica (CRP 01/22982), com foco no gênero feminino. É especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela CBI of Miami.

13h30 | Mesa 3 - Lesbofobia, bifobia, homofobia e transfobia no trabalho da Psicologia, com:

Amanda de Moraes, mulher negra cis panssexual e psicóloga formada pela UnB (CRP 01/20580). Atua como especialista de Diversidade e Inclusão (DE&I) na TODXS, ONG que visa a inclusão da comunidade LGBTI+ com o objetivo de construir um país seguro e livre de discriminação. Desde o início de sua carreira, atende adultos, adolescentes e grupos pelas abordagens da Psicologia Africana e
da Terapia Sistêmica, especializando-se em demandas étnico-raciais, de gênero e sexualidade.

Isabel Amora, psicóloga clínica (CRP 01/8832) na Coordenação de Atenção Psicossocial (CoaP/DASU/DAC) da UnB, onde promove o grupo Vozes LGBTQIA+, co-criadora do Ambulatório Trans do HUB, mestra em Ciências do Comportamento (PPG-CdC/UnB, 2004).

Ângelo Guimarães, psicólogo (CRP 01/17732), neuropsicólogo e especialista em Avaliação Psicológica. Atua na clínica desde 2013, atualmente atendendo adultos LGBT+ e pessoas com demandas de relacionamento não monogâmico, com base na abordagem psicanalítica e terapia afirmativa. Realiza avaliações neuropsicológicas com foco em Altas Habilidades e Superdotação (AHSD),
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demências.

Carlos Eduardo Souza Lima, psicólogo (CRP 01/21545), psicodramatista pela Associação Brasiliense de Psicodrama (ABP). Atualmente atende adolescentes, adultos, casais e grupos, com foco na comunidade LGBTQIAPN+. Desenvolveu o trabalho "O uso do psicodrama
na potencialização da espontaneidade da população LGBTQIAP+".

Matheus Neves, doutorando no Programa Individualizado (INDI) de Ph.D. na Universidade de Concordia, mestre em Psicologia Clínica e Cultura, bacharel em Psicologia e psicólogo (CRP 01/20434) pela UnB. Co-fundador e diretor de Pesquisa na “Diversifica! Sociedade Diversa”, ONG que reúne profissionais qualificados para consultoria em planejamento, implementação e avaliação de projetos e intervenções em direitos humanos e advocacy. Pesquisador voluntário na UNB, vinculado ao Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção da Saúde (GEPPSVida).

15h | Mesa 4 - Capacitismo no trabalho da Psicologia, com:

Aline Wanderer, psicóloga (CRP 01/13215) e mestra em Psicologia pela UnB, possui formação em Abordagem Centrada na Pessoa pelo Centro de Psicologia Humanista de Brasília (CPHB), é especialista em terapia familiar e de casais pelo Instituto de Intervenção Psicossocial Aplicada (Interpsi), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Especialista em Psicologia Humanista com foco na Abordagem Centrada na Pessoa pela União de Estudos e Pós-Graduação de Brasília (UNEPÓS); psicóloga do TJDFT desde 2008, tendo composto diversas equipes psicossociais, com foco em temas como a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, a violência doméstica e familiar contra a mulher, e pedidos de estabelecimento de curatela; Atualmente, encontra-se lotada na 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF, atuando na área da adoção na Seção de Colocação em Família Substituta.

Ana Marques, pessoa com deficiência, surda profunda e bilíngue, é formada em Turismo e em Psicologia. Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela USP ESALQ, é psicóloga clínica (CRP 06/141032), palestrante e especialista em Diversidade em uma multinacional. Atual conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (Plenário XVII 2022 - 2025).

Acileide Coelho, psicóloga clínica (CRP 01/13086) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura (UnB). Psicodramatista didata e supervisora em formação (ABP/FEBRAP). Especialista em Psicopatologia e Psicodiagnóstico (PUC/DF). Atua no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e é colaboradora da Comissão Especial de Psicologia no SUAS, além de pesquisadora/criadora do grupo Pesquisar SUAS.

Fique atenta(o/e) aos canais de comunicação do CRP 01/DF para mais informações sobre a programação do dia 26 de agosto (sábado)!

Participantes e quem optar por acompanhar o evento on-line receberão, no auditório do Sinpro/DF e pela transmissão no YouTube, um link para controle de presença e emissão de certificados de participação. 

Realização: Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) e Sindicato das Psicólogas e Psicólogos do Distrito Federal (SindPsiDF).

Apoio: Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro/DF).

#DescreviParaVocê: além de parte do conteúdo escrito acima, o carrossel com imagens coloridas conta com a fotografia e currículos de cada convidada(o/e), ícones que remetem a data, horário, local de transmissão e acessibilidade em Libras, selo do Mês da Psicologia no CRP 01/DF e as marca gráficas do CRP 01/DF, SindPsiDF e Sinpro/DF.

Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

Data: 25/08/2023 Horário: 18:00 - 17:00
Localização: Vários locais