Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: MINICURSO "PENSAR AS PSICOLOGIAS POLÍTICAS DESDE O SUL GLOBAL: UM DIÁLOGO BRASIL, ÍNDIA E PALESTINA"

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: MINICURSO "PENSAR AS PSICOLOGIAS POLÍTICAS DESDE O SUL GLOBAL: UM DIÁLOGO BRASIL, ÍNDIA E PALESTINA"


Dias 30/07, 06/08 e 13/08, das 10h às 12h, pela plataforma Zoom Meet

| ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL |

Minicurso "Pensar as Psicologias Políticas desde o Sul Global: um diálogo Brasil, Índia e Palestina"

Sábados 30/07, 06/08 e 13/08
10h às 12h (Horário de Brasília)
Pela plataforma Zoom Meet

Com tradução simultânea Inglês-Português/Português-Inglês e interpretação de Libras

Assista aqui:
1º Encontro: https://www.youtube.com/watch?v=sX61oCx3kFQ
2º Encontro: https://www.youtube.com/watch?v=gMC24-YSX-Y&t=1983s
3º Encontro: https://www.youtube.com/watch?v=d_aC3NpSG8w&t=9s

Convidadas:

Dra. Muna Muhammad Odeh – Bióloga e Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Antropologia Médica pela London School of Hygiene and Tropical Medicine de Londres; Mestra em Estudos Sociais e Econômicos pela University of Manchester, Inglaterra; Membra do Subcomitê sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial e a Covid-19 da UnB, no qual é Coordenadora do Grupo de Trabalho Educação e Capacitação em Saúde Mental.

Dra. Rakshi Rath – Faculdade de Psicologia, Divisão de Ciências e Divisão de Ciências Humanas e Sociais (Universidade KREA, Índia). Pós-Doutora em Psicologia Política pela School of Psychology and Neuroscience, Universidade de St. Andrews, Reino Unido. Mestra em Psicologia pela Universidade de Deli; Psicóloga social e política, graduada pela Utkal University (Bhubaneswar, Índia).

Mediação:

Dr. Artur Mamed Cândido – Psicólogo, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (Universidade de Brasília - UnB), Doutor em Bioética (UnB).

Apresentação:

Há várias formas de definirmos o que sejam as Psicologias Políticas. Pelo termo “Psicologia Política” podemos nos referir a uma área ou um ramo instituído de pesquisa e estudos que, no Brasil, derivou da chamada Psicologia Social Crítica e hoje conta núcleos de pesquisa em diversas universidades.

De modo concomitante, o termo também pode fazer referência a um conjunto de interesses temáticos recorrentes nas ciências humanas e sociais Interesses temáticos que ultrapassam as fronteiras disciplinares. Nesse último sentido, por “Psicologia Política” podemos fazer referência a qualquer forma de estudo, investigação ou reflexão que tome por objeto as complexas interações entre os fenômenos psicológicos, a subjetividade, e a vida política. Nessa segunda acepção, o termo faz referência a todo um campo de interesses comuns a disciplinas diversas como a Antropologia, a Ciência Sociais e Políticas, a Filosofia Política e a própria Psicologia Social.

Independentemente da acepção que adotemos, o fato é que as Psicologias Políticas irão pensar as interações complexas entre a subjetividade e as formas de organização política, dimensões da existência que tomam como indissociáveis e co-constitutivas.

Assim, as Psicologias Políticas irão se debruçar sobre temas como a constituição das identidades sociais e os grandes processos econômicos, históricos e políticos; os processos psicológicos coletivos associados à emergência do autoritarismo, da violência de Estado e do racismo estrutural, bem como, os processos subjacentes ao reconhecimento e às mobilizações sociais por direitos, como o direito à saúde e à vida.

Brasil, Índia e Palestina são territórios muito diferentes, que têm em comum uma história profundamente marcada pela violência colonial. Territórios que compõem o chamado Sul Global.

Nesses territórios, o processo colonial e a mentalidade dele resultante, a colonialidade, remeteu e ainda remete os sujeitos e seus corpos a lugares diferenciados no regime comunal de partilha de direitos. Por meio da construção incessante de identidades subalternizadas, a partir de práticas sociais como o discurso de ódio, o facismo e o autoritarismo, testemunhamos nesses territórios a remissão incessante dos sujeitos e seus corpos aos efeitos nocivos da necropolítica.

O presente encontro busca promover um diálogo Sul-Sul e aproximar estudiosos e pesquisadores interessados debater, à luz das Psicologias Políticas produzida nos territórios do Sul Global, temas como os impactos psicossociais da Pandemia de Covid-19, os efeitos da colonialidade e do neoliberalismo para a Saúde Mental, o luto e o direito à expressão pública do pesar nos territórios periféricos.

As convidadas serão a Doutora Muna Odeh, professora da UnB, cidadã palestina, especialista em Saúde Mental e ativista de direitos humanos; a Doutora Rakshi Rath, cidadã indiana, psicóloga social e política, profissional de saúde mental, membra fundadora do corpo docente de Psicologia da Universidade de Krea, Índia, PhD em Psicologia pela Universidade de St. Andrews (Reino Unido). O diálogo será mediado pelo psicólogo Doutor Artur Mamed, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Mestre em Psicologia Clínica e Doutor em Bioética (UnB).

Roteiro:

Dia 30 de julho
Abertura | Pensando As Psicologias Políticas desde o Sul Global | Os Impactos Psicossociais da Pandemia de Covid-19 e o acesso à Saúde no Brasil, Índia e Palestina

10h00 10h30
Exposição oral: Dr. Artur Mamed
 
  • Introdução sobre o conceito de Psicologia Política (histórico, percursos formativos e temáticas da Psicologia Política no Brasil e no mundo);
  • Introdução sobre a temática dos encontros;
  • Apresentação das convidadas.
10h30 10h50
Exposição oral: Dra. Muna Odeh
Os Impactos Psicossociais da Discriminação no acesso à Saúde no Brasil e na Palestina Durante a Pandemia de Covid-19
10h50 11h10
Exposição oral: Dra. Rakshi Rath
Navegando pelas Identidades Sociais através de uma Perspectiva Psicológica Política
11h10 11h40
Debate
As convidadas e o mediador responderão perguntas e comentários feitos pelo chat, com suporte de tradução (inglês-port/port-inglês).

Dia 06 de agosto
Saúde Mental, Colonialidade e Neoliberalismo: experiências desde o Sul Global

10h00 10h20
Exposição oral: Dr. Artur Mamed
Saúde Mental, Colonialidade e Neoliberalismo: experiências desde o Brasil
 
10h20 10h40
Exposição oral: Dra. Rakshi Rath
Saúde Mental, Colonialidade e Neoliberalismo: experiências desde a Índia
 
10h40 11h00
Exposição oral: Dra. Muna Odeh
Saúde Mental, Colonialidade e Neoliberalismo: experiências desde a Palestina
11h00 11h30
Debate
 
As convidadas e o mediador responderão perguntas e comentários feitos pelo chat, com suporte de tradução (inglês-port/port-inglês).

Dia 13 de agosto
O Luto e o direito à expressão pública do pesar nos territórios do Sul Global

10h00 10h20
Exposição oral: Dra. Muna Odeh
O Luto e o direito à expressão pública do pesar nos territórios do Sul Global: experiências desde a Palestina
10h20 10h40
Exposição oral: Dra. Rakshi Rath
O Luto e o direito à expressão pública do pesar na Índia
10h40 11h00
Exposição oral: Dr. Artur Mamed
O Luto e o direito à expressão pública do pesar no Brasil
11h00 11h30
Debate
As convidadas e o mediador responderão perguntas e comentários feitos pelo chat, com suporte de tradução (inglês-port/port-inglês).

#DescreviParaVocê: Além de parte do conteúdo textual acima, os cards coloridos apresentam a imagem da parte sul do globo terrestre interligada e as bandeiras do Brasil, Índia e Palestina.Também aparecem fotos das duas convidadas e do mediador do minicurso, bem como ícones referentes a data, local e plataforma on-line que será utilizada para o minicurso. Na parte inferior, à direita, está a marca gráfica do CRP 01/DF.

 


Data de Início: 30/07/2022 Horário de Início: 10:00
Data de Fim: 13/08/2022 Horário de Fim: 12:00
Localização: CRP 01/DF