NOVEMBRO: MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

NOVEMBRO: MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Toda semana, traremos provocações aos profissionais da região sobre o tema relações étnico-raciais

Neste mês em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) faz um convite à reflexão sobre os compromissos firmados pela Psicologia na defesa dos direitos humanos. Toda semana, traremos provocações aos profissionais da região sobre o tema relações étnico-raciais e iniciamos esta campanha discutindo sobre a importância do 20 de novembro no Brasil.

Por que um Dia da Consciência Negra?

A escravidão negra organiza ainda hoje as estruturas socioeconômicas do Brasil. Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra relembra a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão negra e reivindicação por direitos de descendentes de povos escravizados.

A data tem como objetivo promover a reflexão sobre a vida do povo negro brasileiro, os impactos do histórico de escravidão e a influência da matriz africana no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

#PraCegoVer: Na imagem, há fotos de mãos sobre uma mesa onde está o Estatuto da Igualdade Racial, uma mulher, uma criança e vários rostos de pessoas negras. Na parte de baixo, a marca gráfica do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal.

Relações étnico-raciais: o que a Psicologia tem a ver com isso?

Ao considerar o sofrimento causado pela discriminação, a Resolução CFP n° 018/2002 destaca o dever de psicólogas e psicólogos na reflexão sobre o preconceito e na atuação para a eliminação do racismo.

Os profissionais de Psicologia não devem se utilizar de instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter ou reforçar preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminação racial. Caso tomem conhecimento de algum psicólogo ou psicóloga adotando essas práticas, devem apresentar denúncia ao Conselho Regional de Psicologia de sua região.

#PraCegoVer: Imagem de uma mulher negra em contexto de reflexão. No canto direito inferior, a marca gráfica do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal.


Data de Início: 08/11/2019 Horário de Início: 01:00
Data de Fim: 30/11/2019 Horário de Fim: 12:00
Localização: SRTVN Quadra 701, Ed. Brasília Rádio Center, Ala A, 4° Andar, Sala 4024 - Asa Norte - Brasília/DF