CRP 01/DF realiza Ciclo de Palestras unindo os temas de destaque do dia 18 de maio

1

Psicólogas(os) debatem assuntos que envolvem a luta antimanicomial e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Como 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e também o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal resolveu contemplar os dois temas em um mesmo evento. O Ciclo de Palestras aconteceu na manhã desta quinta-feira (18) no auditório do órgão, sob a condução da conselheira Marina Saraiva e do conselheiro Fábio Alvino.

“A intenção do Ciclo de Palestras foi muito mais trazer o conhecimento e o debate do que simplesmente comemorar as datas”, ressalta a organizadora do evento, Marina Saraiva, que coordena a Comissão Especial de Psicologia na Saúde do CRP 01/DF. “Conseguimos expandir um pouco mais e instrumentalizar o profissional para poder atuar tanto na prevenção, quanto na assistência, nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e também naqueles que envolvem a saúde mental”, explica. A Comissão Especial de Direitos Humanos também fez parte da coordenação do encontro.

A primeira mesa discutiu o tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes: como enfrentar esse problema?”, com a presença da psicóloga Adriana D’Ajuz (PAV Caliandra), da enfermeira Gabriela Lustosa (PAV Caliandra) e da psicóloga Fernanda Falcomer (NEPAV SES/DF). A segunda mesa teve como tema “A política de saúde mental no Brasil e suas implicações”, que foi ministrada pela diretora de saúde mental da DISAM SES/DF, Giselle de Fátima; pela gerente de Integração de Serviços de Saúde Mental da DISAM SES/DF, Natanielle Machado;  pelo psiquiatra Leonardo Moreira, da DISAM SES/DF e por Cláudio Antônio Barreiros, da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde.