Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


PSICOLOGIA E DIREITO DA SAÚDE: CRP 01/DF PARTICIPA DO 2º CONGRESSO DE DIREITO DA SAÚDE DA OAB/DF

PSICOLOGIA E DIREITO DA SAÚDE: CRP 01/DF PARTICIPA DO 2º CONGRESSO DE DIREITO DA SAÚDE DA OAB/DF


Evento reuniu profissionais do Direito e da Saúde para discussões sobre políticas públicas em saúde

Mais de 30 palestrantes contribuíram para as discussões da segunda edição do Congresso de Direito da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, ocorrido na última semana, em Brasília. O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal foi representado pela psicóloga Sara Meneses, membra da Comissão Especial de Psicologia na Saúde da autarquia, que teve seu espaço de fala no painel 1 da sexta-feira (22), sobre SUS e Saúde Mental. 

Para Sara, a  OAB-DF possibilitou um espaço reflexivo e a parceria de advogadas(os/es) na construção coletiva da Luta Antimanicomial do DF. “Este Congresso apontou a necessidade de discutirmos a intersetorialidade, a interseccionalidade e a interprofissionalidade na Saúde Mental”, ressalta a psicóloga. “O DF está passando por um momento de profundas mudanças na Rede de Atenção Psicossocial, com a implantação das Residências Terapêuticas e com o processo de Desmobilização do Hospital Psiquiátrico. Mais do que nunca, no período pós-pandemia eventos e ações que abordem a transversalidade da Saúde Mental são necessários”, alerta. 

O conselheiro presidente do Conselho Federal de Psicologia Pedro Bicalho iniciou a explanação do primeiro painel do dia pontuando sobre o aniversário da Resolução 01/1999 que trata da diversidade sexual, incluindo a homossexualidade como condição de existência e não como uma doença. A autoridade salientou a luta que o CFP enfrenta, ao logo desses 25 anos, por ser esta a Resolução mais atacada pelos discursos de ódio. 

Na sequência, Sara discorreu sobre as Políticas Públicas de Saúde Mental na Visão do CRP 01/DF, apresentando conceitos fundamentais da atenção psicossocial e apontando os desafios e as construções coletivas produzidas na Saúde Mental e Atenção Psicossocial no DF. 

A Diretora Fernanda Falcomer finalizou a mesa destacando as principais linhas de ação da Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Distrito Federal - DISSAM/SES-DF acerca da Saúde Mental e reforçando a necessidade de fortalecimento da mesma. 

#DescreviParaVocê: Além de parte do conteúdo textual acima, as imagens coloridas contam com a marca gráfica do CRP 01/DF; um ícone com uma pequena mão simbolizando o ato de deslizar para a próxima imagem e fotografias da mesa do evento em questão, com as respectivas pessoas palestrantes a que o texto se refere, num salão formal da OAB.


Fotos: Julia Rosa/ Roberto Rodrigues

 


Foto
Foto
Foto

<< Ver Anterior Ver Próximo >>