Bem-Vinda(o)!

O CRP 01/DF está de cara nova!

Mas se você quiser ainda é possível acessar o site antigo no menu acima


EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


I JORNADA DISTRITAL DE PSICOLOGIA E DIÁLOGOS

INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

Tema: O Bem Viver dos Povos Indígenas e Quilombolas

Dias 20 e 21/08/2019

 

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

O XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), por meio da Comissão Especial de Psicologia e Diversidade Étnico-Racial (CEPDER) e com o apoio do Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília (CCN-UnB), vem tornar pública a presente chamada que dispõe sobre a seleção de trabalhos científicos para apresentação na I Jornada Distrital de Psicologia e Diálogos Indígenas e Quilombolas, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, Asa Norte, Plano Piloto – Brasília/DF.

O racismo e a discriminação racial são produtos do etnocentrismo e, como tal, produtores de sofrimento psíquico. Todas as áreas do conhecimento humano se desenvolveram também sob uma visão etnocêntrica branca. A Psicologia não ficou imune a esse euro americanismo: suas teorias, sua prática, pesquisa, ensino e treinamento foram construídos com base no conhecimento branco, para resolver problemas de brancos. No Brasil houve o ideal de branqueamento da nação que deveria ser civilizada, o projeto de construção de uma República brasileira branca e de uma identidade nacional branca, com o “extermínio”, eliminação ou exclusão de negros e indígenas. Assim, o branco permaneceu no desconhecimento de que o racismo causa doença mental, o que lhe torna um profissional inadequado para lidar plenamente com as questões de saúde mental das pessoas de outras origens étnico-raciais. Desconhecem igualmente, e até invalidam, os costumes dessas pessoas e suas maneiras de alcançar e preservar o bem viver. Até mesmo a reforma psiquiátrica ignorou as relações raciais e o grave problema de saúde mental da maioria da população brasileira, que é o preconceito racial.

Esta I Jornada Distrital de Psicologia e Diálogos Indígenas e Quilombolas tem entre seus objetivos:

- Trazer à atenção de psicólogas e psicólogos do Distrito Federal a importância de se observar a diversidade étnico-cultural da população brasileira e a necessária postura a ser adotada ao lidar com essa população;

- Sublinhar o peso do racismo e da discriminação racial na produção de males mentais de pessoas não brancas;

- Conscientizar sobre a existência de valores e práticas tradicionais, distintas de teorias e práticas importadas, que, por sua subjetividade, devem ser respeitadas e não descartadas;

- Evidenciar a necessidade de modificar a visão de acolhimento dos serviços de Psicologia para a promoção da saúde mental e conclamar os(as) profissionais ao exercício de uma Psicologia descolonizada.

Convidamos propostas de disciplinas e/ou modalidades afins ou pessoas com um ponto de vista relevante. De potencial interesse são as áreas que incluem a saúde mental, física e espiritual dos povos indígenas e quilombolas. Especialmente bem-vindas são intervenções existentes ou propostas que podem ser implementadas em múltiplos níveis, isto é, individual, comunitário e nacional.

Assim, podem candidatar-se:

- Estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde mental e áreas afins;

- Ativistas sociais e líderes comunitários;

- Educadores;

- Funcionários do governo;

- Líderes espirituais/religiosos.

1 - MODALIDADE DE TRABALHO

1.1 Serão aceitas as modalidades de comunicação oral e pôster para participação na Jornada.

1.1.1 As comunicações orais deverão ter duração de 20 a 30 minutos.

1.1.2 Os pôsteres deverão ser apresentados em formatos de painéis de 0,90m largura x 1,20 m altura. Os painéis deverão ficar expostos no horário determinado na programação do evento e pelo menos um(a) dos(as) autores(as) deverá(ão) estar disponível(is) para exposição e diálogo com interessados e avaliadores.

2 - DAS ÁREAS TEMÁTICAS

O resumo deverá ser classificado de acordo com uma das áreas temáticas abaixo:

2.1 Política, cidadania e direitos indígenas e quilombolas;

2.2 Subjetividades e saúde mental e medicina dos povos indígenas e quilombolas;

2.3 Terras e territorialidade.

3 – DA CONFECÇÃO DO RESUMO

3.1 O texto deverá ser redigido em português, respeitando a nomenclatura técnico-científica.

3.1.1 O conteúdo do trabalho resumido deve estar em consonância com uma das áreas temáticas relacionadas no item 2 deste Edital.

3.1.2 É necessário realizar a inscrição no evento para o envio de resumos, formulário geral de inscrição para o evento no link: https://bitt.com.br/evento/exibir/328. Caso o resumo seja aceito, será obrigatória a efetivação da inscrição de todos os autores do trabalho submetido.

3.1.3 Os resumos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail oficial do evento: cepder.crp01@gmail.com

3.1.4 O resumo terá duas (2) páginas, sendo a primeira a capa do resumo e deverá conter os dados de identificação do(a)(s) autor(a)(es/as):

- Nome;

- Afiliação institucional;

- Qualificação;

- Categoria (acadêmico, profissional, graduação, pós-graduação etc);

- Agência(s) financiadora(s);

- Endereço;

- E-mail;

- Telefone.

3.2 Devem ser incluídos o nome e endereço de e-mail para CADA apresentador(a) que participará da Jornada. Não incluir autores(as) que não estejam planejando participar da conferência. Nomes não devem ser incluídos no resumo, a fim de garantir anonimidade.

3.3 Será considerado autor(a) principal aquele que proceder a inscrição do trabalho e os demais serão considerados coautores.

3.4 Será permitida a participação de até 06 coautores por trabalho, limitada a participação em até dois trabalhos para cada autor.

3.5 A segunda página deverá conter o resumo com as seguintes informações:

3.5.1 Título (na parte superior, centralizado, em negrito, máximo de 12 palavras);

3.5.2 Área temática;

3.5.3 Formato e estrutura da apresentação;

3.5.4 Propósito, metas ou objetivos;

3.5.5 Método (participantes da pesquisa, se houver, instrumentos e procedimentos);

3.5.6 Resultados;

3.5.7 Conclusões e/ou questões levantadas;

3.5.8 Palavras-chave;

3.5.9 O resumo deve conter até 250 palavras (somente o corpo do resumo). Nesta contagem não estão incluídos título, nomes dos autores, instituições às quais são vinculados, área temática, modalidade de apresentação, e-mail, categoria tampouco palavras-chave.

3.5.10 O resumo não deverá conter gráficos, figuras, tabelas e citações bibliográficas. Para a análise e seleção dos trabalhos somente será considerada a parte textual do resumo.

3.5.11 Os resumos devem ser editados em fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento simples (1,0), com as margens justificadas em 2 cm e em página configurada em formato .doc.

3.5.12 O documento deve ser enviando em formato Word. Não serão aceitos arquivos em PDF;

3.5.13 Abaixo do resumo deverão ser incluídas no máximo de três palavras-chave separadas por vírgula.

3.5.14 A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) e as informações contidas no resumo são de inteira responsabilidade do autor. A responsabilidade de submissão dos trabalhos científicos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) cabe exclusivamente aos autores dos resumos. A Comissão Científica fica isenta de qualquer intercorrência relacionada a esse processo.

4 – PRAZOS

4.1 Prazo limite para envio do resumo: 31/07/2019.

4.2 Recebimento do parecer: até 12/08/2019.

4.3 Os proponentes serão comunicados via e-mail do autor principal informado na capa do resumo.

4.4 Após recebimento do parecer positivo, todos o(a)(s) autor(a)(es/as) deverão se inscrever on-line pelo formulário geral de inscrição para o evento no link: https://bitt.com.br/evento/exibir/328.

5 - INFORMAÇÕES GERAIS

5.1 A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar este processo no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

5.2 Os autores e coautores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais.

5.3. A Comissão Científica reserva-se o direito de desclassificar os trabalhos científicos que configurarem plágio.

5.4. As comissões Organizadora e Científica são soberanas nas suas decisões mediante fundamentação dos atos, cabendo impossibilidade de recursos, em virtude da modalidade do evento. Portanto, a decisão final das Comissões Organizadora e Científica é considerada irrevogável para esse evento, não havendo a possibilidade de interposição de recursos. Todos os comunicados oficiais dirigidos às supracitadas comissões deverão ser enviados para o seguinte e-mail: cepder.crp01@gmail.com.

5.5. Os membros da Comissão Organizadora e os monitores poderão ser autores ou coautores de trabalhos.

5.6 Os casos omissos deste processo serão analisados pelas Comissões Organizadora e Científica.

 

Comissões Organizadora e Científica

Brasília DF, 05 de julho de 2019.

 

Gilberto Godoy

Conselheiro Presidente

 

Marizete Gouveia Damasceno

Coordenadora da Comissão Especial de Psicologia e Diversidade Étnico-Racial

 

Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF)

SRTVN QD 701 Edifício Brasília Radio Center, Ala A, 4° Andar, Sala 4024

Fone: (61) 3030-1010 - www.crp-01.org.br

 

Você também pode fazer aqui o download do Edital para apresentação de trabalhos.