Espaço COE

A Comissão de Orientação e Ética (COE) é uma comissão permanente. Constitui-se num órgão auxiliar e consultivo do CRP/DF, encarregado de receber e apurar denúncias sobre infrações éticas cometidas por psicólogos(as) no exercício da profissão, com aplicação do Código de Ética Profissional do Psicólogo, das resoluções do Conselho Federal de Psicologia e também do Código de Processamento Disciplinar, que define as normas de tramitação dos processos éticos. Com o intuito de se efetivar a qualidade da oferta de serviço a sociedade e a promoção do bom exercício da psicologia, é dever da Comissão, no uso de suas atribuições, verificar as responsabilidades éticas do psicólogo em sua atuação profissional e recomendar ao Plenário do CRP/DF o arquivamento/instauração de processo ético-disciplinar e, quando for o caso, apontar o(s) preceito(s) ético(s) infringido(s).

A Comissão de Ética, assim como a Comissão de Orientação e Fiscalização, é obrigatória dentro do Sistema Conselhos de Psicologia, sendo responsável pela condução dos processos, respostas às consultas, interpelação e relato das Representações e Processos Éticos por faltas éticas cometidas pelas(os) psicólogas(os), inscritas(os) neste regional, durante o exercício profissional, apresentando os casos à Plenária para julgamento.

Em consonância com a postura política e compromissos assumidos pela nova Gestão CRP 01 a partir do XIV Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, a Comissão de Orientação e Ética tem priorizado a orientação e a informação geral à categoria, enfatizando sempre a importância do respeito aos Direitos Humanos. Ademais dos processos, o trabalho da COE, também, preza por um foco abrangentemente preventivo e orientativo.


Entre em contato com a Comissão de Orientação e Ética – COE pelo telefone (61) 3030-1010, ramal 411 ou pelo e-mail coe@crp01.org.br.