Nota de esclarecimento da Comissão Permanente de Orientação e Fiscalização (COF) sobre oferta de cursos irregulares de Psicologia

nota-cof-cursos

Veja a relação de cursos autorizados pelo MEC no Distrito Federal

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), por meio de sua Comissão Permanente de Orientação e Fiscalização (COF), alerta os psicólogos e a população a respeito de cursos irregulares e diplomas falsos de Psicologia sendo oferecidos no mercado.

Esses cursos são realizados de maneira clandestina ou em instituições de ensino que se dizem parceiras ou terceirizadas de alguma faculdade credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Tais parcerias/terceirizações são irregulares e não são aprovadas pelo MEC, assim como seus diplomas são desprovidos de validade de conteúdo, lançando no mercado de trabalho pessoas que foram enganadas e despreparadas para o exercício da profissão, comprometendo a saúde mental da população.

Infelizmente, algumas dessas aquisições de diploma são feitas com conivência do próprio “aluno”, tornando sua prática não apenas uma infração ao Código de Defesa do Consumidor, como também ao Código Penal.

Solicitamos que tais cursos sejam denunciados, assim como os seus professores. Caso sejam psicólogos, poderão responder eticamente por conivência com essa prática.

Abaixo a relação de instituições que oferecem cursos de Psicologia autorizados no Distrito Federal:

Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Colégio e Faculdades Mauá de Brasília

Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC)

Universidade de Brasília (UnB)

Universidade Católica de Brasília (UCB)

Universidade Paulista (UNIP)

Faculdade Anhanguera

Faculdades Integradas ICESP

Centro Universitário Euroamericano (UNIEURO)