CRP 01/DF promove debate aberto sobre atendimento a mulheres

5

A roda de conversa é a primeira entre uma série de eventos em referência ao mês da mulher

A Comissão Especial da Mulher do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal marcou a noite deste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com um encontro entre profissionais e estudantes de Psicologia, que discutiram o tema “Os desafios do atendimento às mulheres em diversos contextos”. A roda de conversa ocorreu no auditório do órgão de classe, mesmo local onde ocorrerão os próximos eventos do mês da mulher. O próximo acontece no dia 21 de março e abordará o tema “Violência contra a mulher: desafio e experiências na prática do psicólogo”.

“Nós psicólogos, que trabalhamos em contextos de clínica, saúde mental, escolas, presídios, enfim… em todos os serviços em que formos atuar, somos responsáveis por orientar e dar a essas mulheres mecanismos de combate e prevenção à violência. É nosso papel”, destaca a conselheira Mariana Pedrosa, coordenadora da Comissão Especial da Mulher. Ela conduziu o evento e enfatizou também a importância da Lei Maria da Penha na prevenção e na luta contra agressões às mulheres, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, entre outras.

A psicóloga Gabriela Costa, uma das expositoras da noite, contou sobre sua experiência no atendimento de denúncias de violência contra mulheres, quando trabalhou no Disque 180, Central Especializada em Atendimento às Mulheres. A psicóloga Gisele Dantas, da Secretaria de Estado de Educação do DF, trouxe reflexões importantes que os psicólogos devem fazer a repeito do diagnóstico de depressão. A psicóloga Aline Xavier, da Secretaria de Estado de Saúde do DF, contou sobre a experiência, desafios e conquistas já realizadas no trabalho no presídio feminino. As psicólogas trouxeram informações e reflexões muito interessantes que devem ser levadas em consideração no atendimento às mulheres em diversos contextos.