Comissão Especial de Psicologia e Religiosidade é apresentada em lançamento oficial no CRP 01/DF

DSC_6330

Na oportunidade, ocorreu ainda um debate com organizadores de livro que aborda a temática sob a perspectiva científica da Psicologia

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) lançou oficialmente nessa quinta-feira (14) sua Comissão Especial de Psicologia e Religiosidade (CEPR).

As apresentações dos membros e da proposta da comissão foram feitas pela coordenadora da CEPR, Marta Helena de Freitas, que destacou na ocasião a importância do tema para os psicólogos em seu exercício profissional. “Se espiritualidade é busca de sentido, precisamos levá-la em consideração em nosso trabalho”, pontuou.

A psicóloga explicou que a comissão especial pretende, já em seus primeiros meses de atuação, realizar uma sondagem junto aos profissionais de Psicologia quanto às questões relevantes sobre o tema espiritualidade e suas implicações para a profissão. Ela expôs ainda que um dos objetivos da comissão é a constituição de espaços de diálogo e capacitação dos profissionais para lidar com o tema, ainda considerado tabu dentro da Psicologia, segundo muitos estudiosos e psicólogos presentes.

“É muito grave quando nós professores nos voltamos para um estudante e dizemos para que ele vire as costas para a nossa cultura com o intuito de ser reconhecido academicamente”, observou o professor Maurício Neubern, refletindo sobre a necessidade de ampliar o diálogo e os espaços de estudos sobre espiritualidade no âmbito da Psicologia.

“É muito importante que o profissional tenha clareza que é vedado a ele impor suas crenças a seus pacientes. Isso é importante, mas não basta. Para nós é muito mais interessante promover o debate e o esclarecimento, o que é proposta desta comissão”, ressaltou a conselheira regional Vanuza Sales.

A conselheira presidente do CRP 01/DF, Andreza Sorrentino agradeceu a receptividade dos presentes à proposta da comissão, cujo lançamento contou com mais de 50 estudiosos e profissionais que puderam ainda debater sobre o tema com as organizadoras do livro “Psicologia, Religião e Espiritualidade”, Marta Helena de Freitas e Nicole Zaneti. “A criação e o trabalho desta comissão só são possíveis graças aos profissionais e estudantes que vêm somar e fortalecer o debate sobre esta pauta, nos ajudando assim a articular as devidas ações”, observou a conselheira presidente.

Estiveram presentes no lançamento representantes de diversas entidades, o conselheiro Murillo Rodrigues dos Santos do Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP 09/GO), o advogado do Observatório da Liberdade Religiosa (OLIR), Bernardo Pablo Sukiennik, e estudiosos da área, como os psicólogos Douglas Leite Piasson, Itacir João Piasson e Wladimir Porreca.