CRP 01/DF articula criação da Comissão Especial de Psicologia e Religiosidade

2

Objetivo é promover estudos, debates, eventos, pesquisas e ações que favoreçam o diálogo e a compreensão da temática

A conselheira presidente do CRP 01/DF, Andreza Sorrentino, esteve reunida na manhã desta sexta-feira (10) com as pesquisadoras do tema Psicologia e religião, Dra. Marta Helena de Freitas e Dra. Nicole Bacellar Zaneti, e com o também pesquisador em literatura e espiritualidade, Dr. Wiliam Alves Biserra, para discutir a criação de uma nova comissão especial do Conselho – Comissão Especial de Psicologia e Religiosidade. Também esteve presente na reunião a assessora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), Cristina Trarbach.

O objetivo da nova comissão é promover estudos, debates, eventos, pesquisas e ações que favoreçam o diálogo e a compreensão de uma temática que vem ocupando um lugar cada vez mais significativo na formação e atuação da(o) psicóloga(o) em diversas áreas, em especial no Brasil, onde mais de 95% da população alega pertencer a uma religião ou acreditar em alguma dimensão transcendente, segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como tal, a referida comissão trabalhará também em articulação com outras comissões deste regional que tratam de temas transversais e que impactam na atuação das(os) psicólogas(os) e respectivas implicações éticas. A pretensão é dialogar com temáticas correlatas, tais como: laicidade, ética na atuação profissional, direitos humanos, diversidade cultural, sexualidade e questões de gênero, saúde física e mental, educação e compromisso social.

Mais informações sobre o lançamento oficial da comissão serão divulgadas em breve.

Acompanhe os canais de comunicação do seu Conselho e contribua para os avanços da Psicologia!

3