CRP 01/DF e Secretaria de Saúde realizam curso de Evolução Psicológica em Prontuário Multiprofissional

1

O evento ofereceu capacitação teórica e prática a psicólogas e psicólogos da área hospitalar

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal promoveu, nesta terça-feira(16), uma oficina de redação técnica de prontuários psicológicos, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal – SES/DF. A ação educacional ocorreu no auditório do Hospital Materno-infantil de Brasília – HMIB e tratou sobre questões estruturais, conceituais e práticas referentes a esse tipo de documento produzido pelo psicólogo, muitas vezes em equipes multiprofissionais.

No período da manhã, o neuropsicólogo Fabrício Fernandes Almeida ministrou uma palestra que abordou aspectos legais, técnicos e éticos evolução em prontuários. À tarde, o conselheiro do CRP 01/DF Carlos Bohm foi quem conduziu a oficina voltada para atividades práticas e exercícios referentes à elaboração do documento. “É uma iniciativa importante para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde mental e para o CRP 01/DF cumprir o seu papel de orientação, conseguindo, assim, aproximar cada vez mais os profissionais e o Conselho”, afirma Carlos, que além de psicólogo é professor universitário e analista judiciário, com experiência na elaboração laudos e pareceres, tendo ministrado no DF e em outros estados diversos cursos e oficinas sobre essa temática.

Um dos organizadores do evento, o psicólogo Luiz Ricarte, da Gerência de Psicologia da SES/DF, explica que a evolução não é uma etapa separada do atendimento, mas parte desse processo e essencial ao seu funcionamento. Daí a relevância de investir na capacitação de psicólogas(os) que trabalham na área hospitalar, com o objetivo de aperfeiçoar a produção de documentos e, em consequência, melhorar a qualidade do serviço prestado.