CRP 01/DF realiza visita institucional à SEDESTMIDH

DSC_3142

Objetivo foi alinhar ações para qualificação da oferta de serviços psicológicos à população do Distrito Federal

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) realizou na última sexta-feira (17) visita institucional à Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF (SEDESTMIDH) com o objetivo de alinhar ações voltadas à qualificação do exercício da Psicologia nas diversas políticas coordenadas pela pasta.

Na oportunidade, a conselheira presidente do CRP 01/DF, Vanuza Sales, apresentou os eixos de atuação do conselho regional, ressaltando a missão de zelar pelos serviços psicológicos na região. “É papel profícuo do Conselho fiscalizar o exercício da profissão, o que fazemos inicialmente partindo do diálogo com os profissionais e gestores no sentido da orientação”, observou.

O conselheiro tesoureiro e coordenador da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP 01/DF, Leovane Gregório, pontuou sobre a transversalidade das políticas coordenadas pela SEDESTMIDH que contam com profissionais de Psicologia, apresentando as recentes iniciativas do conselho profissional voltadas ao levantamento de informações sobre o perfil das psicólogas e dos psicólogos na região e ao alinhamento entre formação, demandas sociais e diretrizes profissionais da Psicologia. “Nós, enquanto conselho, somos guardiões do serviço oferecido à sociedade. Se ele chega à população em desacordo com as diretrizes éticas e técnicas da profissão, compete a nós verificarmos também que condições são oferecidas para a oferta desse serviço”, ressaltou.

O secretário Gutemberg Gomes chamou atenção para o papel desempenhado por psicólogas(os) na pasta e para a importância da interlocução com o conselho profissional. “Nós vivemos no DF o problema crônico da falta de pessoal, e o serviço de assistência social é um serviço qualificado, que necessita de profissionais especializados”, observou. “Diante das dificuldades que temos enfrentado, se não tivermos criatividade, dificilmente conseguiremos avançar nesse serviço”, observou, se dispondo à parceria com o conselho profissional.

O CRP 01/DF aproveitou a ocasião para informar sobre o encontro que será realizado na autarquia, no próximo dia 30, com psicólogas e psicólogas que atuam na assistência social. Participaram ainda da reunião a psicóloga e assessora especial de Gabinete da SEDESTMIDH, Maria del Carmen Cárdenas Jansen, o conselheiro e membro da Comissão de Orientação de Fiscalização do CRP 01/DF, Vitor Barros Rego, e a técnica do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), Cristina Trarbach.

DSC_3137