Arquivo do autor:crpadmin

Participe da reunião ampliada “Psicologia e a Consciência Negra”

banner-consciencia-editado-3

Dia 20 de novembro, às 19h, no auditório do CRP 01/DF

Nosso auditório fica no SRTVN Quadra 701, Edifício Brasília Rádio Center, Ala A, 4° Andar, Sala 4024 – Asa Norte | Brasília/DF

Aberto a estudantes, docentes e profissionais de Psicologia

Inscrições em: https://bit.ly/2K03IGk

Realização: Comissão Especial de Psicologia e Diversidade Étnico-Racial | Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal

Psicólogo, você já pode enviar propostas individuais on-line para os pré-congressos do 10º CNP e COREP/DF

Chamada-propostas-pre-corep

Sua participação é de fundamental importância para construção das políticas prioritárias da nossa profissão nos próximos anos.

Envie formulário (disponível em: https://bit.ly/2OIZJQa) preenchido para o e-mail: corepdf@crp-01.org.br.

Fique atento! O envio de propostas pode ser feito até 30 de novembro.

SAIBA MAIS

O Congresso Nacional da Psicologia – CNP é a instância máxima do Sistema Conselhos de Psicologia que discute e delibera as políticas prioritárias para os três anos seguintes, ou seja, para as próximas gestões dos Conselhos Regionais (CRs) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O 10º CNP acontecerá de 30/05 a 02/06/2019 e terá como tema “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.

Até a etapa nacional, serão realizadas diversas atividades junto aos conselhos regionais, de modo a reunir as propostas que serão debatidas no Congresso Regional de Psicologia – COREP/DF e no CNP. Acesse https://bit.ly/2OIZJQa para outras informações.

Participe da roda de conversa “E o contrato?”, abordando o contrato de prestação de serviços psicológicos.

banner-contratos

Dia 26 de novembro, segunda-feira, às 19h, no auditório do CRP 01/DF

Nosso auditório fica no SRTVN Quadra 701, Edifício Brasília Rádio Center, Ala A, 4° Andar, Sala 4038 – Asa Norte | Brasília/DF

Evento voltado para estudantes e profissionais de Psicologia

Não é necessário realizar inscrição prévia

Realização: Comissão Especial de Psicoterapias e Clínica | Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal – CRP 01/DF

Participe da pesquisa do GT de Planos de Saúde do CRP 01/DF

pesquisa-convenios

Psicólogo, a Comissão de Psicoterapias e Clínica quer ouvir você!

O Grupo de Trabalho (GT) de Planos de Saúde é vinculado à Comissão Especial de Psicoterapias e Clínica do CRP 01/DF e tem como objetivos intercambiar, interagir, trocar informações e conhecimentos, assim como sensibilizar, mobilizar e debater sobre temas e aspectos de interesse do profissional de Psicologia referentes a convênios e planos de saúde.

Com o intuito de conhecer as dificuldades e opiniões que os profissionais clínicos têm ao trabalharem com clínicas e convênios, organizamos essa pesquisa para orientarmos melhor o nosso trabalho. Versão eletrônica: https://bit.ly/2Fcy8Xd

E-mail para contato da pesquisa:
gtconvenioscrp01@gmail.com

Contamos com a sua participação!

CRP 01/DF prepara documento que complementará resolução de atendimentos on-line de inscritos no DF

banner-servicos-online

Resolução CFP n° 11/2018 traz normas gerais sobre a prática no Brasil

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) irá concluir nos próximos dias resolução que regulamenta no Distrito Federal as normas gerais trazidas pela Resolução CFP n° 11/2018 para a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias de informação e da comunicação. A previsão é de que no dia 22 de novembro esta resolução seja publicada.

Os profissionais já cadastrados para serviços on-line no Distrito Federal podem manter os serviços sem comprometimento ético. Novos cadastros, no entanto, só serão feitos após a publicação da nova resolução do CRP 01/DF.

Fique atento aos nossos canais de comunicação para novas informações. Na fanpage do Conselho Federal de Psicologia (CFP) é possível assistir o Diálogo Digital realizado no dia 6 de novembro sobre o tema.

CRP 01/DF conclui planejamento estratégico do quadriênio 2018/2022

banner-planejamento

Documento apresenta objetivos e ações do conselho profissional no cumprimento do dever de orientar e fiscalizar o exercício da Psicologia na região

Já está disponível no Portal da Transparência o Planejamento Estratégico do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF) para o quadriênio 2018/2022.

Além de análise de cenário e direcionamento de ações, o documento apresenta os objetivos estratégicos do conselho profissional para o período, entre eles:

1)    Garantir sustentabilidade financeira da entidade;

2)    Desenvolver cultura colaborativista e orientada para resultados;

3)    Fomentar capacitações para gestores e funcionários;

4)    Alinhar colaboradores e conselheiros à estratégia;

5)    Aprimorar processos meio e fim do CRP 01/DF;

6)    Fortalecer a comunicação institucional;

7)    Intensificar parcerias com entidades afins;

8)    Impactar os estudantes e profissionais da Psicologia por meio de uma atuação ativa; e

9)    Proporcionar conhecimento para a sociedade sobre a importância da Psicologia.

A conselheira presidente do CRP 01/DF, Andreza Sorrentino, ressalta que “a gestão atual vem se empenhando para garantir uma gestão administrativa responsável com o papel essencial da autarquia e com seus funcionários, e o planejamento estratégico é instrumento fundamental para auxiliar no avanço e fortalecimento da classe e da autarquia nos próximos anos”, observa.

Acesse o Planejamento Estratégico CRP 01/DF 2018/2022 em: https://bit.ly/2RCZ4ku.

Participe da Audiência Pública pela aprovação das 30 horas semanais para psicólogas(os)

30horas-site

CRP 01/DF pede apoio da categoria, que poderá enviar mensagens aos parlamentares, fazer perguntas e participar da consulta pública sobre a matéria

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal promove, na manhã do dia 12 de novembro, uma audiência pública que irá debater a jornada de trabalho de psicólogas e psicólogos. O Sistema Conselhos de Psicologia, apoiado pela Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), tem defendido a aprovação do PLS 511/2017, que determina que a carga horária para profissionais de Psicologia não poderá ultrapassar 30 horas semanais. A audiência tem início às 9h, no plenário 6, Ala Senador Nilo Coelho, e será aberta ao público. O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal e convida profissionais e estudantes de Psicologia a participarem. Quem não puder comparecer pessoalmente, poderá acompanhar o evento online, que será transmitido ao vivo pelo Canal da TV Senado no Youtube.

A audiência será interativa. A população poderá:

1) enviar perguntas e comentários a serem discutidos durante o debate do dia 12 (partir de dois dias antes do evento);

2) votar “sim” na consulta pública sobre o PLS 511/2017;

3) enviar mensagens ao relator do projeto, senador Paulo Paim (Senado Federal – Anexo 1 – 22º andar, 70.165-900 – Brasília-DF, Tel. (61) 3303.5232 Fax: (61) 3303.5235. E-mail: paulopaim@senador.leg.br), que esclareçam a importância da medida;

4) enviar mensagem aos demais membros das comissões CDH (Secretário(a): Mariana Borges Frizzera Paiva Lyrio, Tel.: 61 3303-2005, E-mail: cdh@senado.gov.br, Secretaria: Ala Nilo Coelho, Sala 4 – A) e CAE (Secretário(a): José Alexandre Girão Mota da Silva, Tel.: 61 33033516, E-mail: cae@senado.leg.br, Secretaria: Ala Alexandre Costa, Sala 17 – B).

O referido projeto de lei é decorrente de uma Ideia Legislativa, proposta feita pela sociedade, por meio do portal E-cidadania. A redução da jornada se faz necessária em razão das peculiaridades do trabalho do profissional de Psicologia. Com a carga horária máxima de 30 horas semanais, acredita-se que se irá assegurar e proteger a saúde física e mental dos profissionais e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade dos serviços prestados, além de garantir condições isonômicas em relação a outros profissionais da área da saúde. Para entender mais, acesse o site do Conselho Federal de Psicologia.

CFP: Diálogo Digital debate novidades sobre o Atendimento On-line

O evento será transmitido, no dia 6 de novembro, às 15h, ao vivo pelo site e redes sociais do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

Redação: CFP 31/10/2018 – 16:15

Com o objetivo de informar e orientar profissionais de Psicologia e a população acerca da Resolução CFP 11/2018, que regulamenta os Serviços Psicológicos prestados por meio de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai realizar o Diálogo Digital “Novidades sobre o Atendimento On-line”, no dia 6 de novembro, às 15h, com transmissão ao vivo pelo site www.cfp.org.br.

Para receber notificações sobre a transmissão ao evento ao vivo, confirme presença no evento do Facebook.

A nova resolução CFP 11/2018 entrará em vigor no dia 10 de novembro. O trabalho de atualização da regulamentação desta matéria foi deliberado pelo Sistema Conselhos a partir de demanda da categoria, que vivencia como toda a população o crescimento exponencial do uso das tecnologias de informação e comunicação em seu dia a dia e em seus contatos profissionais.

Com a profusão do acesso aos meios digitais, observamos mudanças tanto na forma como as pessoas estabelecem suas relações quanto em suas práticas profissionais. Também na prática profissional da(o) psicóloga(o) estas mudanças vêm ocorrendo.

Neste sentido, a prestação de Serviços Psicológicos por meio de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) tem sido pauta no Sistema Conselhos de Psicologia desde a década de 1990 e a partir de então vem atualizando suas resoluções até chegarmos na versão atual.

O Diálogo Digital pretende responder as seguintes questões:

. Como os Serviços Psicológicos por meio de Tecnologia de Informação e Comunicação são regulamentados em outros países?

. Quais as pesquisas que já temos acerca da eficácia destes serviços?

. Como esta resolução foi construída?

. Quais as principais mudanças da nova resolução?

. Como fazer para prestar Serviços Psicológicos por meio de Tecnologia de Informação e Comunicação?

. Quais os parâmetros técnicos, metodológicos e éticos para prestação deste serviço?

Participe do Diálogo Digital. O evento, realizado na sede do CFP, em Brasília, será transmitido ao vivo via site, Facebook e Youtube.

Você também pode enviar perguntas pelas redes sociais do CFP: pelo Youtube; no evento do Facebook; e twitter. Envie sua dúvida com a hashtag #DialogosCFP. Questionamentos também podem ser transmitidos para o e-mail comunica@cfp.org.br.


Conheça as participantes desta edição:

MARIA ADÉLIA MINGHELLI PIETA

Psicóloga, Mestre (2009) e Doutora (2014) em Psicologia pela UFRGS, com estágio de doutorado no IoPPN – King’s College London. É pós-doutoranda pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Tem interesse no estudo de psicoterapias, psicoterapia on-line, intervenções baseadas na Internet e aliança terapêutica.

IONARA VIEIRA MOURA RABELO

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela UNESP-ASSIS (2011) com estágio sanduíche na República Dominicana (INSTRAW/ ONU Mulheres). Professora adjunta da Universidade Federal de Goiás/ Regional Goiás e professora da Universidade Paulista (UNIP- Campus Flamboyant/Goiânia). Psicóloga do Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Goiânia. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Gênero da UNESP-Assis. Psicóloga na organização Médicos sem Fronteiras com missões nos Territórios Ocupados da Palestina (2011), Tabatinga-Amazonas (2012), fronteira da Turquia e Síria (2014 e 2015), projeto de Ebola (Liberia, 2015) e Equador (2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Saúde atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, gênero, psicologia da gestão integral de riscos e desastres, violência e saúde coletiva.

ROSANE GRANZOTTO

Conselheira do CFP, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977). Especialista em Psicologia Clínica (CFP – 2001). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Psicoterapeuta, coordenadora e professora do curso de Especialização em Gestalt-terapia do Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na diagnose e na intervenção terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: clínicas gestálticas, ética e fenomenologia. Estuda pintura e seus processos desde 2008. Coordenadora do Projeto Inclusão Psicossocial na Cultura, aprovado pelo Ministério da Cultura e desenvolvido pelo Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica.